Diario de Pernambuco
Busca
Santo Dia de São Pedro é celebrado hoje. Procissão marítima no Pina foi cancelada

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/06/2017 08:12 Atualizado em: 29/06/2017 11:50

Procissão de São Pedro em Brasília Teimosa. Foto: Júlio Jacobina/DP
Procissão de São Pedro em Brasília Teimosa. Foto: Júlio Jacobina/DP

O dia de São Pedro é celebrado hoje com missas e procissões na Região Metropolitana do Recife (RMR) e no Litoral Sul de Pernambuco. A devoção dos pescadores pelo santo vem sendo comemorada há 60 anos na Bacia do Pina.

Na Zona Sul, a Congregação das Irmãs Missionária de Jesus Crucificado, em parceria com a Prefeitura do Recife e Colônia dos Pescadores Z1 do Pina, realizam a 60º festa de São Pedro. Pela manhã, por volta das 8h30, começa a missa campal, presidida pelo frei Nunes de Araújo, frade capuchinho. A missa acontece em frente à sede da colônia de pescadores.

À tarde, por volta das 14h, terá início a procissão terrestre pelas ruas do bairro. A tradicional procissão fluvial em direção ao Marco Zero pela Bacia do Pina, no entanto, não vai acontecer pela primeira vez em 60 anos. De acordo com a Colônia de Pescadores, a Marinha informou não ter condições de realizar a segurança do cortejo marítimo e orientou pela não realização da procissão, ao menos que a colônia se responsabilizasse por todas as embarcações que participarem do evento.

De acordo com a Arquidiocese de Olinda e Recife, no Vicariato Olinda, o vigário episcopal monsenhor José Albérico Bezerra irá presidir uma celebração na Comunidade da Ilha do Maruim, na Capela de Nossa Senhora da Rosa Mística,
que faz parte da paróquia de São Pedro Mártir de Verona. A missa acontece após procissão marítica com pescadores, que está marcada para começar por volta das
9h. A cerimônia acontecerá na Associação dos Pescadores da Ilha do Maruim, em Olinda.


Fora da RMR, no Litoral Sul, São Pedro também será lembrado na Praia de Tamandaré. A procissão sai às 10h, da Colônia de Pescadores em direção à Igreja de São Pedro, primeira matriz dedicada ao santo no estado, onde será celebrada uma missa presidida pelo padre Arlindo Laurindo.
HISTÓRIA - São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galiléia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão. Quando conheceu Jesus, Simão era casado (os Evangelhos falam da cura da sogra de Pedro) e morava em Cafarnaum, importante cidade às
margens do lago de Genesaré. Era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Este foi quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde, apóstolos.


São Pedro foi pescador e ganhou fama de ser o “controlador do céu”, aquele que tinha as chaves do paraíso. Ele é visto como o primeiro papa da Igreja Católica, justamente por assumiu a função de coordenar os fiéis, após a crucificação de Jesus Cristo.

São Pedro possuía um barco, em sociedade com seu irmão. Ambos trabalhavam no Mar da Galiléia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão, na região da Galiléia em Israel. Quando Jesus conheceu Simão, disse a ele uma frase que mudaria sua vida: “Você será pescador de homens”. A partir daí, Simão começou seguir Jesus. Num determinado momento, Simão confessou a Jesus:
“Tu és o Messias, o Filho de Deus”. Por isso, Jesus disse que, daquele momento em diante, seu nome seria Pedro, Cefas, Kephas em aramaico, palavra que significa Pedra. Mais tarde o significado disso ficou claro: Pedro foi o primeiro papa da Igreja, tornou-se a Pedra onde a Igreja encontra sua unidade.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL