Dia de Corpus Christi é celebrado em 109 paróquias

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/06/2017 08:16 Atualizado em:

O dia de Corpus Christi será lembrado hoje com celebrações nas 109 paróquias das 19 cidades que compõem a Arquidiocese de Olinda e Recife. A principal missa acontece às 17h, na Catedral da Sé, na cidade patrimônio, e será presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido. Neste ano, a Igreja vai incentivar momentos de orações entre os fiéis.

“Corpus Christi é o ‘corpo de Cristo’ no qual está fundamentada e centralizada a Igreja: o corpo do Cristo ressuscitado que é entregue aos que nele acreditam, para sua salvação”, explica o arcebispo.

“Por orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pediremos em oração que o Senhor volte seu olhar sobre o Brasil, para que tenhamos mais justiça e igualdade”, acrescentou.

Além da missa na Sé, haverá procissão pelas ruas do Sítio Histórico, que serão decoradas com um tapete de serragem de cerca de 500 metros. O tapete, confeccionado pelo Movimento Eucarístico Jovem com serragem, folhas e flores, respeita uma tradição trazida pelos imigrantes portugueses.
Na ocasião, o corpo de Cristo é conduzido por um percurso de mil metros até a Igreja da Misericódia, onde acontecerá a adoração e bênção dos fiéis. Durante o trajeto, dom Saburido concederá a bênção do Santíssimo em três locais: em frente ao Museu de Artes Sacra de Pernambuco, no Convento das Doroteias e na Igreja da Misericórdia.

Tradição
A celebração acontece sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A tradição iniciou-se no século 13, quando o cônego Tiago Pantaleão de Troyes (que viria a se tornar o papa Urbano IV) recebeu o segredo da freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon. Ela teve visões de Cristo manifestando desejo de que a Eucaristia fosse celebrada. Em 1264, ocorreu o Milagre de Bolsena (Itália), quando um sacerdote, ao partir a hóstia, viu dela sair sangue, o que motivou a primeira procissão.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL