Inovação Cerimônia marca graduação de primeira turma de incubados do Porto Social Quarenta e três projetos serão homenageados. Quinze foram escolhidos como "cases" e permanecerão vinculados à instituição

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/06/2017 17:04 Atualizado em: 22/06/2017 07:24

Nesta quinta-feira (22), os primeiros incubados no Porto Social vão finalizar o ciclo de graduação, que ofereceu capacitação em gestão estratégica para que as iniciativas pudessem  ampliar sua capacidade de impacto social. Quarenta e três projetos receberão o certificado de conclusão, após terem participado de mais de 1.000 mentorias ao longo de um ano.

Divididas em nove áreas - saúde, educacão, música, esportes, igualdade de gênero, cidades inteligentes, idosos, inclusão social e meio ambiente -, as inciativas atuam em comunidades da Região Metropolitana do Recife, beneficiando, juntas, mais de cem mil famílias. 

Ao longo dos últimos doze meses, os responsáveis pelos projetos receberam capacitações em gestão, contabilidade, planejamento estratégico e marketing, além de assistência jurídica, o que tem levado os voluntários a administrar seus projetos com as mesmas ferramentas utilizadas por empresas. "É uma forma de levar essas pessoas a se enxergarem como empreendedores sociais e fazer com que elas encontrem maneiras eficazes de trazer sustentabilidade para as iniciativas. Se elas já fazem tudo com tanto carinho sem receber nada por isso, vão se dedicar ainda mais ao conseguir sustento através da causa que move seus corações", acredita Fábio Silva, presidente do Porto Social. 

Quinze, dos quarenta e três projetos que estão concluindo o processo de incubação, foram considerados como "cases", devido ao desempenho e avanços alcançados no primeiro ano. O grupo vai permanecer vinculado ao Porto Social por mais um ano, aprimorando seus processos e planejando novas metas de atuação. Alguns pontos foram considerados decisivos para a escolha: Participação efetiva com aproveitamento das mentorias e do Pilar Educacional; Escalabilidade do projeto; Planejamento estratégico; Evolução na gestão e liderança e Modelagem dos processos. 

A cerimônia de formatura, que acontece às 20h, na sede do Porto Social, na Ilha do Leite, também vai homenagear a Interne Educacão, através da empresária Paula Meira, que cedeu o espaço para a instalação da instituição, tornando-se sua principal apoiadora. A noite será marcada pela apresentação da Orquestra Filarmônica Cristã de Pernambuco - uma das incubadas, que atende jovens carentes do bairro de Campo Grande. 


Novos incubados

Mais de 90 projetos sociais foram inscritos para participar da seleção da segunda turma de incubados do Porto Social. Trinta e cinco foram selecionados. Metade é formada por iniciantes - que tem até um ano de funcionamento, ou são ideias que ainda não saíram do papel. O grupo também vai receber mentorias nas áreas de gestão, planejamento, contabilidade, jurídica, comunicação e captação de recursos, além do compartilhamento de experiências dos projetos considerados "cases". A lista de projetos aprovados está disponível no site www.portosocial.com.br



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL