Ensino superior Centro Universitário Estácio do Recife lança novos cursos e contrata professores A partir de agosto, serão oferecidos os cursos de administração, ciências contábeis, nutrição e fisioterapia em Boa Viagem

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 20/06/2017 17:26 Atualizado em: 20/06/2017 17:41

Com a classificação como centro universitário, a Estácio vai abrir de novos cursos. Foto: Marlon Diego/Esp. DP.
Com a classificação como centro universitário, a Estácio vai abrir de novos cursos. Foto: Marlon Diego/Esp. DP.
Depois de se tornar centro universitário e ganhar mais autonomia do Ministério da Educação (MEC), a Estácio do Recife vai abrir sete cursos para o segundo semestre de 2017. A partir de agosto, serão oferecidos os cursos de administração, ciências contábeis, nutrição e fisioterapia no campus Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Já no campus Abdias de Carvalho, Zona Oeste da cidade, a instituição passará a oferecer dois novos cursos: educação física e biomedicina.

Para atender as novas demandas, o centro universitário vai contratar professores e coordenadores de cursos. A expectativa é de mais contratações nos próximos quatro anos por causa da criação dos novos cursos. Especialistas, mestres e doutores podem participar da seleção preenchendo o formulário de inscrição disponível na plataforma Google Docs.

O reitor da Estácio do Recife, Kesi Sodré, afirmou que a perspectiva para os próximos anos é de crescimento, com a abertura de novos cursos e contratações. "Temos uma preocupação grande com a qualidade da instituição, principalmente depois que nos tornamos centro universitário. Manter o patamar que já temos e até melhorá-lo é a nossa missão", pontuou.

Como centro universitário, a instituição pode criar, sem a aprovação prévia do MEC, novos cursos e ampliar o número de vagas já existentes, de acordo com “as demandas locais da sociedade”. Pode ainda expandir as atividades de iniciação científica, extensão e ações comunitárias. Além disso, nessa modalidade, pode emitir e registrar os diplomas dos estudantes, agilizando o processo de graduação.

Entenda
Por ordem crescente de importância, as instituições de ensino superior são classificadas em faculdades, centros universitários e universidades. Para ter o status de universidade, as regras do Ministério da Educação (MEC) são mais rígidas. A instituição precisa, por exemplo, ter pelo menos dois programas de doutorado e quatro de mestrado. Em Pernambuco, além das públicas, apenas duas instituições privadas de ensino superior têm o status de universidade: a Católica de Pernambuco (Unicap) e a Salgado de Oliveira (Universo). 

Estácio do Recife em números

16 mil alunos
Cerca de 60 cursos presenciais (graduação e pós graduação)
73% de professores mestres e doutores

O que é um centro universitário?

Centros universitários são instituições de ensino superior que abrangem uma ou mais áreas do conhecimento

Na prática, é possível dizer que são maiores que as faculdades e menores que as universidades

O diferencial dos centros universitários é a maior qualificação do corpo profissional e o nível de excelência do ensino oferecido

Centros universitários têm autonomia para criar, organizar e extinguir, em sua sede, cursos e programas de educação superior

Esse tipo de instituição precisam ter, no mínimo, um terço do corpo docente com doutorado ou mestrado

No mínimo, um quinto dos professores devem ser contratados em regime integral

Com a certificação, a instituição adquire autonomia para organizar os programas educacionais e ofertar cursos de graduação e pós-graduação

Os centros universitários também podem emitir e registrar os diplomas dos estudantes

No Recife, há três centros universitários: Uninassau, Estácio e IBGM. Em Jaboatão dos Guararapes, existe o Centro Universitário dos Guararapes (UniFG) 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL