Vida Urbana
Ensino
Projeto Geladeira Cultural incentiva a leitura em São Lourenço da Mata
Atividade aporta no Centro Cultural Pixete Patrimônio, nesta sexta
Publicado: 29/05/2017 às 15:23

Já é o segundo equipamento instalado no estado. Foto: Sesc/Divulgação/Já é o segundo equipamento instalado no estado. Foto: Sesc/Divulgação
A abertura acontece com o escritor Luciano Pontes e o músico Gustavo Vilar. Juntos, eles comandam a intervenção artística “Histórias de Porta em Porta”, permitindo a improvisação e a troca de histórias com os moradores a partir de canções e contos. A dupla irá convidar o público a participar de um cortejo até o Centro Cultural Pixete Patrimônio, onde está localizado o projeto.
O acesso aos livros na Geladeira Cultural poderá ser realizado gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Entre os títulos à disposição para consultas ou empréstimos, estão os best sellers “O caçador de pipas”, “A menina que roubava livros”, “Água para elefantes”, além de clássicos brasileiros em quadrinhos e obras de literatura infantil. Ao todo, cem títulos foram arrecadados pela própria comunidade, para integrar a ação, que ficará na comunidade por tempo indeterminado. Além disso, em março, as crianças do município foram as artistas que deram cor à geladeira. Elas deixaram a imaginação fluir e pintaram o equipamento.
A iniciativa também terá outras programações culturais, como contação de histórias, oficinas, recitais e intervenções poéticas, que serão realizadas pelo Sesc Ler São Lourenço da Mata, ao longo do ano. “Nosso objetivo é incentivar o hábito da leitura entre o público de todas as idades e, para isso, vamos trabalhar de forma permanente para que a Geladeira Cultural conte sempre com um acervo atualizado para a troca de títulos”, explica a professora de Artes do Sesc Ler São Lourenço da Mata, Rayssa Soares. A outra unidade da Geladeira Cultural fica localizada no bairro de Lajes e em Matriz da Luz.
Geladeira Cultural Pernambuco – O projeto tem como objetivo evitar o descarte errado dos eletrodomésticos, além de incentivar o hábito pela leitura, facilitando o acesso de quem reside na região de periferia das cidades aos livros. A iniciativa foi idealizada por Sérgio Santos e conta com a parceria de organizações sociais para difusão da cultura.
Últimas

Mais Lidas
