#DiarionasComunidades Mestre de coco transforma realidade de jovens no Morro da Conceição Conheça a ONG Moradia e Cidadania e o Coco Virado do Mestre Pinha

Por: Samuel Calado - Redes Sociais e Site

Publicado em: 31/05/2017 09:03 Atualizado em: 13/06/2017 17:30

Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

Resgatar a identidade cultural regional e atribuí-la à educação complementar de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, transformando-os em agentes multiplicadores. Para o músico Pinha Brasil, esse é o objetivo da ONG Moradia e Cidadania e do Grupo Coco Virado no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife.

O projeto da ONG é desenvolvido há cinco anos, em parceria com o Conselho de Moradores do bairro. Ele oferece oficinas, palestras e campanhas educativas. Entre as atividades, destacam-se as aulas de percussão, maracatu, coco, afoxé, capoeira, dança popular, dança regional e hip-hop. Atualmente, cerca de 40 pessoas participam das aulas.
 
Pinha, que também é morador da comunidade, conta que o trabalho com ONGs e Projetos Sociais não é fácil devido à falta de recursos. "A gente não é remunerado, então temos que nos virar com outras atividades para nos sustentar. O que motiva é a vontade de mudar a realidade desses jovens, fazendo com que eles valorizem a comunidade, respeitem seus pais e procurem um futuro melhor. Várias pessoas que passaram pelo projeto têm hoje seus próprios grupos", desabafa o educador.

O estudante Jonathan Filipe, 18 anos, relata que o projeto trouxe uma nova oportunidade para ele: "Além de aprender a tocar diversos instrumentos, eu me tornei uma pessoa mais responsável e consciente. Pretendo levar a música profissionalmente e multiplicar todo o conhecimento que obtive no projeto".
 
Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook
 

Já o grupo Coco Virado foi fundado em 2008 no Alto José do Pinho, Zona Norte do Recife. Desde 2016, desenvolve oficinas na quadra do morro através de parceria com o Conselho de Moradores e da ONG Moradia e Cidadania. Nas próximas semanas, o grupo deve se apresentar no Arraial Junino do Morro (21 de junho) e no antigo Campo do Café, na comunidade da Linha do Tiro (25), Zona Norte do Recife.

Tour pela comunidade

No vídeo que você confere nesta reportagem, Pinha “veste a camisa” de guia turístico e mostra, junto com seus alunos, uma visão do bairro a partir dos moradores. Visitam o Bar de Dona Geralda, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, a Ladeira Pique e a Sede da Quadrilha Junina Tradição.  
 
Serviço
 
As aulas de percussão são gratuitas e contemplam todas as idades. Acontecem sempre aos sábados, das 14h às 16h, no Conselho de Moradores, localizado na Praça da Conceição, 462, Morro da Conceição, Recife. Mais informações pelo (81) 98300-9268.  



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL