Local Diario urbano: comitê interministerial promete revitalizar Parque Histórico dos Guararapes

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 12/05/2017 08:21 Atualizado em:

Esperemos o comitê interministerial criado ontem para revitalizar o Parque Histórico Nacional dos Guararapes ganhar forma. A notícia veio de Brasília, via Presidência da República. Como as coisas vindas daquela banda nem sempre aportam por aqui de maneira rápida, o melhor é mesmo aguardar. Contar quanto tempo se passará do anúncio do comitê para o início dos serviços de lazer e turismo prometidos. E com uma oração aqui e um dedo cruzado acolá para que as chuvas, comuns nesta época, não tenham a força de fazer desabar as encostas degradadas do Morro do Telégrafo, um dos três morros a compor o parque, ou de aumentar os rasgos no solo de vegetação rala dos 79,27 hectares de áreas delimitadas. Dos problemas urgentes, a degradação ambiental corre e pouquíssimo se fez, desde a criação do parque nos anos 1970, para revertê-la. Um plano de requalificação sem o cuidado com a erosão será capenga, afinal ela está associada à, também preocupante, ocupação urbana e à inexistente rede de lazer para os mais de 30 mil moradores residentes na área tombada do parque.
Pode não dar
No ato de criação do comitê interministerial, em Brasília, falou-se que o objetivo é ter o Parque Histórico Nacional dos Guararapes requalificado ainda neste ano. Tomara. Quem conhece o lugar sabe que será meta difícil de atingir, pois se há vontade dos governos - federal, estadual e municipal - sobram problemas.

Tarefa prioritária na requalificação do Parque Histórico Nacional dos Guararapes, em Jaboatão e no Recife, será recompor as cercas que demarcam a área desapropriada. No trecho voltado para o aeroporto, estacas desapareceram. A metros dali, os espaços entre as placas foram fechados com cimento.

Lixeiras improvisadas
A coleta de lixo domiciliar é tarefa urgente na pauta de requalificação. Com a multiplicação de moradias no entorno da área tombada, famílias despejam os resíduos nas margens das vias pavimentadas do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Fazem de lixeira as bases de postes e árvores.
 
Era rota de fuga
Das medidas para se manter o controle de veículos no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, a montagem de quatro bloqueios nos acessos é considerada positiva do ponto de vista da preservação. Sem os bloqueios, as vias internas eram escapes para engarrafamentos na BR-101 e na Estrada da Batalha.

Soltaram os cavalos
Pelos flagrantes diários registrados nesta semana, duas vias da Região Metropolitana pareciam haras. Mas haras de cavalos raquíticos. São a Avenida Joaquim Nabuco, no Varadouro, em Olinda, e a Estrada de Curcurna, que liga Jaboatão ao Cabo. Nelas, os animais passeiam e, à noite, se deitam no pavimento.

Nem pestanejaram
Menos de duas semanas após a Emlurb concluir a limpeza e a manutenção da Ponte Estaiada, no Pina, os pichadores voltaram a agir. Rabiscaram as colunas da Estaiada, elo entre a Ponte Paulo Guerra e a Via Mangue, em mais de um ponto. Tanto em áreas repintadas quanto em áreas virgens.

Lares geriátricos
Produtos de higiene pessoal podem ser doados, até a próxima segunda-feira, nas unidades Casa Amarela, no Recife, e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, do Plano Sempre. O que for arrecadado, de sabonetes a fraldas geriátricas, será entregue a lares de idosos da capital pernambucana.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL