Chuvas Compesa interrompe abastecimento em três municípios Além disso, dois distritos em Tamandaré e Rio Formoso também tiveram o fornecimento de água cortado

Publicado em: 28/05/2017 17:57 Atualizado em: 28/05/2017 20:20

As chuvas registradas nas últimas 24 horas no estado, segundo a Compesa, provocaram a paralisação de sistemas de abastecimento de água nas cidades de Ribeirão, Primavera e Sirinhaém, além dos distritos de Saué, em Tamandaré, e Cucaú, em Rio Formoso. Apenas em Sirinhaém o sistema foi paralisado por falta de energia. Nas demais localidades ocorreram inundações em decorrência da intensidade das águas que vieram de rios e açudes. Em Vitória de Santão, a correnteza derrubou um bloco de ancoragem e desacoplou um trecho da Adutora de Tapacura. A adutora que contribui com 150 litros de água por segundo para a cidade está sem funcionar. O local do acidente, uma área de canavial, está sem acesso.

“Os técnicos da Compesa até tentaram chegar nesse trecho para iniciar os serviços de reparos, mas, infelizmente, não conseguiram passar”, contou o diretor Regional do Interior da Compesa, Marconi de Azevedo. Por conta disso, a vazão para a cidade de Vitória de Santo Antão está reduzida, o que vai impactar no calendário de abastecimento da cidade, que será anunciado nesta segunda-feira e que irá vigorar até a conclusão dos serviços de recuperação do trecho da adutora danificada. A falta de energia provocou a paralisação do Sistema de Abastecimento de Água em Sirinhaém, no Litoral Sul, e, consequentemente, a suspensão da distribuição de água. Equipes da Celpe trabalham no local para tentar resolver o problema.

Já no município de Ribeirão, distante 90 Km do Recife, o Açude Ingaí transbordou e inundou as estações elevatórias de tratamento de água. A Compesa suspendeu o abastecimento da cidade. Os trabalhos de esgotamento das unidades ainda não foram iniciados por conta da dificuldade de acesso, o que só será possível quando o nível do açude baixar. De acordo com a assessoria de imprensa da Compesa, os equipamentos serão postos em estufas para secar, assim que o nível do açude baixar. Segundo o gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Mozart Alencar, será definida uma estratégia para atender a população com carro-pipa até que a situação seja normalizada.

Os distritos de Sauê, em Tamandaré, e Cucaú, em Rio Formoso, estão com o abastecimento suspenso em função dos danos provocados pelas chuvas na estação de tratamento que atende às duas localidades. Os técnicos da Compesa só devem chegar ao local nesta segunda-feira para fazer o diagnóstico e adotar as providências para a normalização da operação do sistema. A cidade de Primavera, distante 85 quilômetros do Recife, é atendida por duas pequenas barragens chamadas de Arrodeio e Jussara. Houve inundação na unidade de tratamento da cidade e o abastecimento de água foi suspenso. Somente nesta segunda-feira, a Compesa terá condições de informar a previsão de normalização do fornecimento de água da cidade.

RMR
Na Região Metropolitana do Recife (RMR), em função da paralisação  do Sistema Pirapama, no Cabo de Santo Agostinho, alguns bairros das cidades do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho estão sem água. As chuvas registradas desde o último sábado provocaram falta de energia na região onde funcionam as estações elevatórias do Sistema Pirapama. Segundo a Compesa, quando energia foi restabelecida no local e o sistema voltou a operar, houve um curto-circuito acarretando danos em parte dos cabos elétricos internos da unidade de Pirapama. Para o conserto, será preciso trocar todo o cabeamento, de cerca de 1.000 metros, equipamentos essenciais para o retorno do sistema de bombas do Sistema Pirapama.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL