Pina Arcebispo celebra missa para lembrar os 20 anos da morte de Frei Damião Haverá celebrações durante todo o domingo. Programação segue até a próxima quarta-feira

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/05/2017 08:42 Atualizado em: 28/05/2017 14:36

Arcebispo celebra missa para lembrar os 20 anos da morte de Frei Damião. Foto: Julio Jacobina/ DP
Arcebispo celebra missa para lembrar os 20 anos da morte de Frei Damião. Foto: Julio Jacobina/ DP
A 19ª Festa de Frei Damião, que começou na quinta-feira passada, tem seu ponto alto neste domingo. Às 10h, o arcebispo Metropolitano Dom Fernando Saburido celebrou uma missa no Convento do Pina. Centenas de fieis acompanharam a celebração. "Frei Damião anunciava Jesus Cristo e nos motivava a viver o compromisso com Jesus. Ele nos convidava a sermos fiéis ao compromisso com o Senhor", enfatizou Dom Fernando Saburido.

Todos os anos, Marina Sebastiana da Silva, 82 anos, acompanha as homenagens a Frei Damião. Foto: Julio Jacobina/DP (Foto: Julio Jacobina/DP)
Todos os anos, Marina Sebastiana da Silva, 82 anos, acompanha as homenagens a Frei Damião. Foto: Julio Jacobina/DP
Todos os anos a aposentada Marina Sebastiana da Silva, 82 anos, acompanha as homenagens a Frei Damião. Nascida em São Caetano ela diz que os pais acompanharam o Frei. "Certa vez eu estava ma igreja da Penha e conseguir tocar nele. Foi um momento muito gratificante em minha vida. Hoje eu moro em Jaboatão dos Guararapes e todos os anos venho com um grupo de fieis acompanhar as homenagens", contou.

De acordo com o arcebispo Metropolitano Dom Fernando Saburido, Frei Damião sempre dizia: 'Deus é amor'. "Ele via em cada um que cruzava a pessoa de Jesus Cristo. Principalmente nos dias de hoje, precisamos seguir com essa mensagem. Ter coragem de anunciar a esperança de que nem tudo está perdido. Acreditar que no fim do túnel tem uma luz, que é Jesus", enfatizou.

Moradora de Moreno, Dalvira de Luna Xavier, 67 anos, trouxe o neto Wiliam, 12 anos, pela primeira vez para acompanhar a festa. Foto: Julio Jacobina/DP (Foto: Julio Jacobina/DP)
Moradora de Moreno, Dalvira de Luna Xavier, 67 anos, trouxe o neto Wiliam, 12 anos, pela primeira vez para acompanhar a festa. Foto: Julio Jacobina/DP
Este ano, a aposentada Dalvira de Luna Xavier, 67 anos, trouxe o neto Wiliam, 12 anos para acompanhar a celebração. Moradora de Moreno, ela diz que já é tradição acompanhar as homenagens a Frei Damião e este ano não podia ser diferente. "Todo ano eu venho de caravana. Esse ano ele veio me acompanhar. Temos que pedir muita saúde e trabalho para meus filhos", disse.

Segundo Frei Cláudio Simões, guardião do convento dos Capuchinhos, entre 90 e 100 mil romeiros de vários locais, principalmente do Nordeste, devem participar da festa, que acontece, principalmente, no Convento São Félix de Cantalice, no bairro do Pina, até a próxima quarta-feira.

Este ano, quando se comemoram os 20 anos de morte do frade, a festa traz novidades, como a apresentação do cantor católico Zé Vicente, e a presença das imagens peregrinas de Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora de Fátima. Também estará presente o italiano Frei Giafranco Lazzari, que veio ao Recife para fotografar os locais por onde o sacerdote para publicação em um livro. Frei Giafranco também deve celebrar missas e ouvir confissões de fiéis.

Homenagens

As celebrações seguem até quarta-feira, com uma pausa na segunda-feira. A festa também celebrará o processo de beatificação de Frei Damião, que teve início em 2003, quando os materiais dos milagres começaram a ser coletados oficialmente. Em 2012, os documentos elaborados pela Arquidiocese de Olinda e Recife foram enviados ao Vaticano para serem analisados. Em fevereiro de 2018, o papa Francisco deve dar o resultado final.

Dentro do convento, haverá vacinação contra gripe para os fiéis presentes e que um espaço montado pela Secretaria de Saúde do Recife estará com uma equipe de apoio, assim como o Corpo de Bombeiros e Policiais Militares. O trânsito na avenida Domingos Ferreira não será alterado por conta da festa e que os fiéis que optarem por ir de carro, poderão estacionar no antigo Aeroclube. Durante todos os dias de celebração, serão entre 450 e 500 policiais militares ajudando na
segurança. Agentes estarão ajudando desde a orla de Boa Viagem até o convento, passando pela avenida Domingos Ferreira.

Confira a programação completa da 19ª Festa de Frei Damião:

Domingo (28/05)
Missas:
04h - Frei Nunes de Araújo
06h - Frei Evilásio Campêlo
07h30 - Frei Rinaldo Pereira
10h - Dom Fernando Saburido e visita da imagem de Nossa Senhora de Aparecida
14h - Frei Jociel Gomes
17h - Frei Franklin Alves (Provincial dos Capuchinhos)

Terça (30/05)
17h - Padre Célio (Arautos do Evangelho), seguido de Consagração a Nossa Senhora

Quarta-feira (31/05)
17h - Missa com Dom Frei Severino Batista de França (bispo emérito de Nazaré)



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL