Carreata de taxistas comemora aprovação de projeto na Câmara Federal
Motoristas vão recepcionar deputado Silvio Costa no aeroporto. Parlamentar defendeu a categoria durante a votação
Publicado: 06/04/2017 às 08:38

Taxistas recepcionam deputado Silvio Costa no aeroporto. Parlamentar defendeu a categoria durante a votação. Foto: foto: Weslley Estevão/ Reprodução/ Facebook/
O Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi-PE) organiza uma carreata para comemorar a aprovação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que regulamenta os aplicativos de transporte individual privado pago, como o Uber. Às 13h, os taxistas sairão da sede do sindicato, na Avenida Mascarenhas de Moraes, na Imbiribieira, até o Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre, onde irão recepcionar o deputado federal Sílvio Costa (PTdoB). Em seguida, a carreata voltará à sede sindical.
"É um agradecimento pelo que ele fez na Câmara dos Deputados. Votou, articulou a votação com seus amigos e nos levou ao plenário para acopanhar a votação", pontou o presidente do Sinditáxi-PE, Everaldo Menezes, que não soube precisar a localização do escritório ou o itinerário da carreata.
A votação foi uma conquista para os taxistas. Segundo o texto aprovado na terça-feira passada pela Câmara dos Deputados, a ideia seria tornar as condições de uso semelhantes entre os serviços. Uma das alterações previstas conta com a retirada do Uber da condição de transporte privado, sendo ele convertido em concessão pública. A medida passaria a exigir o modelo da placa vermelha, mesma regra para os táxis. Os destaques inseridos na Câmara, entretanto, não igualam os direitos entre os dois serviços, prejudicando a atividade do Uber. A mudança afetaria diretamente os usuários.
O deputado federal Daniel Coelho, relator da proposta na Câmara, defendeu a regulamentação dos aplicativos e condenou as emendas feitas à proposta. Após a votação, Daniel Coelho disse esperar que o Senado reveja as emendas que praticamente inviabiliza o Uber.

