° / °

Vida Urbana
Ensino

Aplicativo auxilia desenvolvimento de autistas

Publicado: 03/04/2017 às 22:17

A Associação de Famílias para o Bem-Estar e Tratamento da Pessoa com Autismo (Afeto), composta por pais e parentes de pessoas com diagnóstico de Autismo, realizou ontem um evento para marcar o dia mundial de conscientização do transtorno, no Parque da Jaqueira, Zona Norte do Recife. O encontro, a partir das 15h, buscou sensibilizar sobre a inclusão e contou com Pedro Melo e banda, criada por ele e familiares, o Coral da Afeto e Almir Rouche.

Na ocasião, foi o lançamento do aplicativo Assistir, criado pelo professor do Centro de Informática (Cin) da Univerdade Federal de Pernambuco (UFPE) Robson Fidalgo, que ajuda na comunicação de pessoas com dificuldades na fala. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente no Google Play ou através do site www.cin.ufpe.br/~assistive/.

“Esse evento foi mais um dia para sensibilizar as pessoas e as autoridades sobre o atendimento aos autista e a inclusão. Queremos ajudar a divulgar informações”, diz Ângela Lira, uma das organizadoras. Segundo a União das Nações Unidas (ONU), cerca de 1% da população mundial apresenta algum transtorno do espectro do Autismo.

Hoje, a data será lembrada da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Das 9h30 às 13h, uma ação com crianças e adolescentes autistas, parente e familiares será realizada em painel localizado no hall do bloco G. Eles farão desenhos no espaço para marcar a visibilidade em torno do transtorno. A ideia é que todos vistam azul.
Mais de Vida Urbana