Seminário Tradição das parteiras em debate na Fundaj

Publicado em: 29/03/2017 18:01 Atualizado em:

Na próxima quinta-feira, a Fundaj Casa Forte recebe, às 14h, o seminário “Parteiras tradicionais em Pernambuco: patrimônio, memória, salvaguarda e o papel dos museus”, na Sala Calouste Gulbenkian. O seminário é uma iniciativa que integra o Museu da Parteira, que resguarda os saberes e fazeres das parteiras tradicionais. Serão entregues certificados de participação aos presentes. A entrada é gratuita.

Participarão como palestrantes a antropóloga e professora da UFPE Elaine Müller, do Departamento de Antropologia; Paula Viana, enfermeira, obstetra e integrante do Grupo Curumim; Diana Dianowsky, da Coordenação de Registro do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan; Luciana Palharini, doutora pela Unicamp, com tese sobre a história da atenção ao parto e ao nascimento nos museus.

Como debatedoras participarão do evento Maria dos Prazeres de Souza, parteira tradicional e idealizadora do Museu da Parteira e presidente da Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes; Júlia Morim, antropóloga que atua junto a parteiras tradicionais no que diz respeito a documentação, promoção e valorização do ofício; Josefa Alves de Carvalho, ex-presidente da Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru, também idealizadora do Museu da Parteira.

Além de palestras e roda de diálogo, também ocorrerá a exibição do curta-metragem Simbiose, de Júlia Morim, sobre a parteira tradicional Maria dos Prazeres de Souza.

O evento é resultado de uma parceria entre o Museu do Homem do Nordeste, o Instituto Nômades, o Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer, o Grupo Curumim, a Associação de Parteiras Tradicionais de Caruaru e a Associação de Parteiras Tradicionais e Hospitalares de Jaboatão dos Guararapes.

Na sexta (31), às 9h, haverá Roda de Diálogo com as representantes das Associações de Parteira.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL