° / °

Vida Urbana
Revitalização

Praça do Sebo ganha vida nova

Tradicional centro de compra, troca e venda de livros usados foi revitalizado. Frequentadores ainda pedem mais segurança e limpeza

Publicado: 30/03/2017 às 07:26

Há um mês, espaço ganhou nova iluminação e o piso de pedra portuguesa foi recuperado. Foto: Rafael Martins/Esp.DP/

Há um mês, espaço ganhou nova iluminação e o piso de pedra portuguesa foi recuperado. Foto: Rafael Martins/Esp.DP/

Entre as avenidas Guararapes e Dantas Barreto, a sombra de quatro árvores e o comércio de livros usados atraem pessoas em busca de obras que não são mais editadas ou têm preços mais baixos que os praticados nas livrarias. Também chamam pedestres que apenas buscam proteção do Sol em meio ao calor do Centro do Recife. A Praça do Sebo, no bairro de Santo Antônio, ganhou novos motivos para receber visitantes. Há um mês, o espaço foi revitalizado. Ganhou nova iluminação, e o piso de pedra portuguesa foi recuperado. Os bancos foram consertados e pintados, e os banheiros públicos reformados. Os comerciantes que vendem livros no local ainda pedem mais segurança e limpeza.

As mudanças já realizadas na área foram aprovadas pelos frequentadores. O corretor de imóveis Luiz Ribeiro Simões senta nos bancos diariamente para descansar no horário de almoço. Entre uma visita a um imóvel e outro, é na Praça do Sebo que ele encontra sossego. “Aqui é muito tranquilo. A sombra e os bancos são ideais para descansar no intervalo”, disse sentado ao lado da estátua do poeta Mauro Mota, monumento que faz parte do Circuito da Poesia.

Frequentador assíduo do espaço público, o engenheiro químico Carlos Alberto Vasconcelos, 66 anos, classifica a Praça do Sebo como o melhor lugar do Recife para comprar livros. “Quiçá do Brasil. Falta apenas limparem melhor, umas mesinhas para lermos os livros e uma cafeteria”, pontuou. Normalmente, Carlos frequenta a Praça do Sebo aos sábados. É o melhor dia para comprar os livros usados disponíveis nos 19 boxes, segundo ele. Apesar de ser formado em engenharia, é apaixonado por livros da área de humanas. “Tenho cerca de 4,5 mil livros, sendo 350 de sociologia, 300 de psicologia, 150 de filosofia, 100 de antropologia e por aí vai”, enumera.

A limpeza da praça também é criticada pela sebista Cátia Sales, 43. Há 19 anos, quando foi demitida do emprego em um shopping center, ela começou a trabalhar vendendo livros com o irmão. Em 2010, conseguiu abrir o próprio box. As atividades começam às 7h, mas a varrição pública se inicia por volta das 10h. “Deviam varrer mais cedo para abrirmos com tudo limpo”, afirmou a dona do Recanto dos Alfarrabistas.

Sobre a limpeza pública, o diretor de Parques, Praças e Áreas Verdes da Emlurb, José Carlos Vidal, respondeu que o horário de varrição na área obedece a um cronograma. “O circuito começa às 7h na Avenida Guararapes, passando pela Dantas Barreto até chegar à Praça do Sebo. Como as avenidas são mais movimentadas, não dá para fazer o inverso”, explicou. Segundo Vidal, foram investidos R$ 25 mil na recuperação da Praça do Sebo. Cerca de 150 dos 400 metros quadrados de piso de pedra portuguesa foram recuperados.

Com relação à segurança da área, a Polícia Militar de Pernambuco informou que o policiamento ostensivo no bairro de Santo Antônio é realizado por viaturas da Patrulha do Bairro e policiamento motorizado com motocicletas. “O comandante do 16º batalhão, responsável pela área, intensificará as rondas no local”, respondeu a PM por nota.

Evento
A terceira edição do Abril Pro Livro na Praça do Sebo - que tem como objetivo divulgar e fortalecer o espaço, mostrando o potencial cultural e artístico do espaço - acontece em 29 de abril. O evento nasceu do projeto #MovimentePraçaDoSebo e #AdotePraçaDoSebo, organizado pela sociedade civil e livreiros. Na programação, a partir das 14h; música, literatura, exposições, bate-papo com escritores, sorteios e troca-troca de livros.
Mais de Vida Urbana