Medo Motoristas de ônibus protestam contra violência no centro do Recife Vários coletivos foram posicionados nas avenidas Guararapes, Conde da Boa Vista e Rua do Sol

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/03/2017 11:27 Atualizado em: 24/03/2017 12:46

Motoristas de ônibus protestam contra violência no centro do Recife. Foto: Reprodução/WhatsApp
Motoristas de ônibus protestam contra violência no centro do Recife. Foto: Reprodução/WhatsApp
Depois de participarem de uma audiência pública sobre o aumento da violência e a insegurança para usuários e trabalhadores do sistema de transporte público do Recife, na Câmara Municipal do Recife, motoristas e cobradores realizaram um protesto no centro da cidade. Vários coletivos foram posicionados em fila indiana na Ponte Duarte Coelho, na Avenida Guararapes e na Rua do Sol, que foi bloqueada. De acordo com a assessoria de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, a manifestação deve seguir para a Avenida Conde da Boa Vista e durar cerca de uma hora.

Durante a manifestação, arrastões e assaltos foram registrados nas imediações da Pracinha do Diario. Um grupo formado por homens e adolescentes abordaram as vítimas armados a faca. Cobradores e motoristas alegaram que muitos suspeitos chegaram a subir nos coletivos e assaltar dentro dos ônibus.


Só nesta quinta-feira foram registrados 14 assaltos a ônibus na Região Metropolitana do Recife (RMR).Foram seis em Olinda, nos bairros de Salgadinho, Ouro Preto, Aguazinha, Casa Caiada, PE-15 e Avenida Pan Nordestina); três no Recife , nos bairros da Macaxeira, Fundão e São José; dois em Prazeres; um em Camaragibe, em Aldeia; um no Cabo de Santo Agostinho; um em Moreno
Em março foram contabilizados 269 assaltos e 952 em 2017. Os trabalhadores protestam ainda contra a retirada dos cobradores dos coletivos. A medida, segundo eles, não diminui a violência e aumenta o desemprego.

A audiência, aberta ao público, foi proposta pelo vereador Rinaldo Júnior (PRB). Além dos rodoviários, foram convidados para a audiência pública, representantes dos sindicatos dos metroviários, dos taxistas e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), das secretarias de Defesa Socia e Segurança Urbana do Recife e da Associação dos Usuários dos Transportes Coletivos, entre outras instituições.

"Os trabalhadores e também da sociedade estão sofrendo diariamente com a violência nos coletivos. É preciso dar um basta a esta situação caótica e de medo.  A sociedade clama por uma providência do poder público", pontuou o parlamentar.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL