Vida Urbana
Carnaval
Pitombeira dos Quatro Cantos celebra sete décadas
Tradicional agremiação de Olinda fará comemoração no próximo dia 17 com desfile pelas ruas do Sítio Histórico
Publicado: 13/02/2017 às 10:45

Seu Agenor completará 37 anos como porta estandarte oficial da troça. Foto: Marlon Diego/Esp/DP/Seu Agenor completará 37 anos como porta estandarte oficial da troça. Foto: Marlon Diego/Esp/DP

Para a festa do dia 17, já estão confirmadas as presenças de integrantes do Bloco da Saudade, Maracatu Nação, Papangus de Bezerros, Caiporas de Pesqueira e ainda dois bonecos de Belém de São Francisco (Zé Pereira e Vitalino). “Outros grupos ainda estão faltando confirmar presença, mas será uma festa muito bonita. O folião vai poder brincar com toda a alegria e tradição da Pitombeira dos Quatro Cantos”, destacou Júlio Silva, que está no comando da troça há mais de 20 anos.
Já o desfile oficial da Pitombeira dos Quatro Cantos será na segunda-feira de carnaval, no próximo dia 27. “Esse sempre foi o nosso dia de sair às ruas. Neste ano, saíremos da sede por volta das 10h com aproximadamente 600 desfilantes e quatro orquestras de frevo para animar os foliões. Atualmente, as fantasias são abertas, qualquer pessoa pode chegar com a sua e entrar no meio da troça para brincar. Quem também quiser pode se divertir vestindo roupas com as cores da Pitombeira, que são amarelo e preto. Além disso, camisas da Pitombeira estão sendo vendidas na sede da agremiação ao preço de R$ 30 e ainda em standes nos shoppings Rio Mar e Plaza, porém não sei o valor que está sendo cobrado nos standes”, ressaltou o presidente.
Quem visita a sede da Pitombeira pode conferir de perto os oito estandartes que estão guardados no local. O mais antigo foi confeccionado no ano de 1963. Nas paredes da sede também estão banners com a letra da música Bate-bate com doce, considerada o hino da Pitombeira e escrita por Alex Caldas no ano de 1950. Até hoje, a música é cantada por foliões de todas idades e integrantes de blocos que desfilam no carnaval pernambucano. Em toda sua história, Pitombeira só deixou de ir às ruas nos carnavais de 1949 e 2002. Três anos após a sua fundação, Pitombeira passou a adotar fantasias de acordo com temas escolhidos a cada ano. Tradição que se mantém até os dias de hoje. “A confeccção das fantasias de destaque e as menores é toda terceirizada. Até agora, não sabemos quanto iremos receber do poder público para botar a troça na rua”, declarou Júlio.
Porta estandarte
Aos 70 anos, seu Agenor Manoel Tavares espera ansioso pelos dias de desfile da Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos. Força, resistência e animação ele tem de sobra para enfrentar a maratona de Momo. Neste carnaval, Agenor completará 37 anos como o porta estandarte oficial da agremiação. E fala da marca com orgulho. “Sempre brinquei na Pitombeira, mas antigamente eu ajuda somente soltando fogos, carregando faixas e tomando conta dos carros alegóricos. Foi quando em 1980 eu fui convidado para carregar o estandarte e faço isso até hoje. É uma alegria muito grande. O bicho é pesado, mas vale a pena sair pelas ruas de Olinda no meio da troça”, revelou seu Agenor, que tem a mesma idade da Pitombeira dos Quatro Cantos.
Últimas

Mais Lidas
