Carnaval Olinda celebra Noite dos Tambores Silenciosos nesta segunda Cerimônia tradicional começa às 10h, na Praça de São Pedro

Publicado em: 20/02/2017 16:52 Atualizado em:

Nesta segunda-feira, a tradição afro reacente seu explendor na 16ª Noite para os Tambores Silenciosos de Olinda. Dez nações de maracatu se encontram para reverenciar o mestre Roberto Nogueira, do Maracatu Nação de Luanda. A cerimônia será comandada pelo mestre Afonso Aguiar, do Maracatu Leão Coroado, Patrimônio Vivo de Pernambuco. O ato se inicia a partir das 20h, com concentração na Praça de São Pedro.

O cortejo seguirá pela Rua Prudente de Morais, Quatro Cantos, Rua do Amparo, Largo do Amparo, Ladeira do Bonsucesso, até chegar a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Estarão participando o Maracatu Leão Coroado, Maracatu Nação Camaleão, Maracatu Nação Badia, Maracatu Nação Axé da Lua, Maracatu Nação de Luanda, Maracatu Nação Maracambuco, Maracatu Nação Pernambuco, Maracatu Nação Estrela de Olinda, Maracatu Nação Tigre e o Maracatu Almirante do Forte, convidado especial desta edição.

Na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, cada um dos maracatus participantes cantará loas, dando espaço para o próximo, até a chegada do último, quando o grupo se reúne para realizar o ritual religioso, pontualmente à 0h. Durante a cerimônia, a frente da igreja é banhada de perfume e, ao final, acontece um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, o rufar dos tambores que permanecerão em silêncio durante a celebração, acompanhados da já tradicional queima de fogos.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL