Diario de Pernambuco
Busca
Mudança Novo chefe da Polícia Civil toma posse nesta quarta-feira Segundo o secretário Ângelo Gioia disse, prioridade da Polícia Civil será a investigação e o combate aos grupos de extermínio

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/02/2017 08:54 Atualizado em: 22/02/2017 10:18

Antônio Barros (D) será substituído por Joselito Kherle (E). Foto: Julio Jacobina/DP
Antônio Barros (D) será substituído por Joselito Kherle (E). Foto: Julio Jacobina/DP
O novo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, o delegado Joselito Kherle do Amaral, toma posse nesta quarta-feira. Ele substitui Antônio Barros, exonerado na sexta-feira passada. Na ocasião, em entrevista coletiva o secretário de Defesa Social Ângelo Gioia disse, que a partir de agora, a prioridade da Polícia Civil será a investigação e o combate aos grupos de extermínio.

A solenidade está marcada para as 14h, no prédio da Chefia de Polícia, na rua da Aurora. Joselito Amaral atuava como diretor da Área Integrada Metropolitana. Após a mudança, Antônio Barros vai tirar férias e retornar em outro cargo ainda não anunciado.

Também na sexta-feira passada foi acunciada a exoneração do comandante geral da Polícia Militar. Na segunda-feira passada, em solenidade realizada no Quartel do Derby, tomou posse o Coronel PM Vanildo Neves de Albuquerque Maranhão Neto, no lugar do Coronel PM Carlos Alberto D'Albuquerque Maranhão Filho.

Apesar da proximidade do carnaval, Gioia garantiu que as substituições não causarão prejuízos para a segurança pública. Os novos chefes assumirão na segunda-feira com a missão de reduzir os índices de criminalidade, que seguem em alta desde 2014. Gioia comentou que as mudanças estavam programadas para acontecer neste momento. “Apesar de o carnaval ser um grande evento, ele não é maior que as instituições. Tivemos o cuidado de fazer planejamento e chegar a esse momento correto para efetuar as trocas”, destacou o secretário.

“Quero agradecer o apoio e a colaboração do coronel D’Albuquerque e do delegado Antônio Barros durante o período em que estiveram à frente das corporações. O coronel Vanildo e o delegado Joselito têm a missão de trabalhar incansavelmente para que o Pacto Pela Vida obtenha os resultados positivos, garantindo a integração entre as polícias para a melhoria da segurança pública”, afirmou o governador Paulo Câmara.

“Antônio Barros fez um excelente trabalho à frente da Polícia Civil, mas dois anos é tempo suficiente para um cargo de comando. Estamos trazendo o delegado Joselito, que tem vasta experiência em investigações de crimes de homicídios”, acrescentou o secretário Gioia. Em janeiro, 479 pessoas foram assassinadas em Pernambuco. “Precisamos focar no combate aos crimes contra a vida. Aqui, como em outros estados, as pessoas matam por nada, por motivos banais. Além disso, existe a atuação de grupos de extermínios ou de milícias”, disse Gioia.

O coronel Vanildo vinha atuando como diretor das Especializadas da PM. O atual comandante do Estado-Maior da PM, coronel André Cavalcanti, assumirá o subcomando da corporação. Ele trocará de posição com o coronel Adalberto Freitas, que passa a chefiar o Estado-Maior. Na Civil, o chefe-adjunto será o delegado Charles Gutiergues. Carlos D’Albuquerque irá para a reserva.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL