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Estudantes do Janga aprendem recitando e compartilhando poesia
Publicado: 13/02/2017 às 07:11
“Poesia é brincar com palavras como se brinca com bola, papagaio, pião.” Em uma só voz, os estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual José Alencar Gomes da Silva recitam o poema Convite, de José Paulo Paes. O ritmo, a entonação e os gestos foram minuciosamente ensaiados no ano anterior, quando o grupo passou a integrar o sarau poético Pasárgada, que acontece há quatro anos na escola localizada no Janga, Paulista, Região Metropolitana do Recife.
O projeto, orquestrado pela coordenadora da biblioteca Geninha da Rosa Borges, Fabrícia Gomes, tem como objetivo apresentar e aprofundar questões relacionadas à poesia aos adolescentes da escola. Mais do que ensinar o que é verso, estrofe e parágrafo aos meninos e meninas de 17 anos da turma, a ação acabou despertando a sensibilidade e o gosto pela leitura nos estudantes.
As aulas acontecem na biblioteca da escola. Os encontros têm duração de duas horas e os alunos são recebidos num clima acolhedor com poemas espalhados pelo ambiente e imagens de poetas.
A professora inicia a atividade recitando alguns poemas para a turma. Com slides, ela apresenta os conceitos de poesia e de poema. Aborda também o surgimento da poesia no Brasil até o Modernismo para situar o estudante quanto aos diversos estilos de escrita na produção de textos poéticos. Os poemas escolhidos aparecem em vestibulares e também estão presentes nos livros didáticos do ensino medio.
Oratória, desenvoltura e expressão corporal também são habilidades desenvolvidas nos encontros semanais. Além de trabalhar textos que são cobrados em avaliações externas, a professora busca explorar não só o lado pedagógico, mas divertido do projeto. “Tenho alunos que chegaram tímidos, sem conseguir se comunicar com os colegas, que agora conversam com todos, fazem parte de grupo. Tudo isso aconteceu por meio da poesia e da leitura de textos”, enfatiza Fabrícia.
“A gente não aprende só o gênero literário. Melhoramos a dicção e conseguimos interpretar melhor os textos”, completa o estudante do terceiro ano do ensino médio Kleyton William, 16 anos.
Além de já existir há quatro anos - mesmo tempo de existência da escola - na José Alencar Gomes da Silva, o projeto chama a atenção da comunidade externa. Com frequência, o grupo de alunos recebe convites para se apresentarem fora do ambiente escolar. Já participaram de eventos na Academia Pernambucana de Letras, Biblioteca Pública do Estado, Assembleia Legislativa além de feiras literárias e asilos. “Levamos nosso sarau para outras pessoas tomarem gosto pela poesia, mas os próprios alunos são beneficiados, uma vez que estão em contato com espaços que prestigiam a leitura”, diz a professora.
Poesia na escola
O que o aluno pode aprender com este projeto
Conhecer o cancioneiro de poemas da literatura brasileira; desenvolver a habilidade da oratória; memorizar o texto poético, interpretando-o; desenvolver o hábito da leitura e o gosto pela poesia.
Duração das atividades
O projeto deve acontecer durante todo o ano letivo, uma vez por semana, na biblioteca da escola.
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Gêneros literários; gênero lírico; conceito de poesia e poema; breve abordagem sobre a poesia na literatura brasileira.
Material indicado
Antologias poéticas da literatura brasileira e livros de autores da poesia brasileira, como Manuel banderia, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes e outros.
Estratégias e recursos das aulas
A avaliação é contínua por meio da observação quanto ao desenvolvimento do estudante. Será possível perceber um crescimento na sua literacia, conhecimento intelectual, habillidades de fala e expressão, segurança ao encarar o público e domínio da oralidade.
O projeto, orquestrado pela coordenadora da biblioteca Geninha da Rosa Borges, Fabrícia Gomes, tem como objetivo apresentar e aprofundar questões relacionadas à poesia aos adolescentes da escola. Mais do que ensinar o que é verso, estrofe e parágrafo aos meninos e meninas de 17 anos da turma, a ação acabou despertando a sensibilidade e o gosto pela leitura nos estudantes.
As aulas acontecem na biblioteca da escola. Os encontros têm duração de duas horas e os alunos são recebidos num clima acolhedor com poemas espalhados pelo ambiente e imagens de poetas.
A professora inicia a atividade recitando alguns poemas para a turma. Com slides, ela apresenta os conceitos de poesia e de poema. Aborda também o surgimento da poesia no Brasil até o Modernismo para situar o estudante quanto aos diversos estilos de escrita na produção de textos poéticos. Os poemas escolhidos aparecem em vestibulares e também estão presentes nos livros didáticos do ensino medio.
Oratória, desenvoltura e expressão corporal também são habilidades desenvolvidas nos encontros semanais. Além de trabalhar textos que são cobrados em avaliações externas, a professora busca explorar não só o lado pedagógico, mas divertido do projeto. “Tenho alunos que chegaram tímidos, sem conseguir se comunicar com os colegas, que agora conversam com todos, fazem parte de grupo. Tudo isso aconteceu por meio da poesia e da leitura de textos”, enfatiza Fabrícia.
“A gente não aprende só o gênero literário. Melhoramos a dicção e conseguimos interpretar melhor os textos”, completa o estudante do terceiro ano do ensino médio Kleyton William, 16 anos.
Além de já existir há quatro anos - mesmo tempo de existência da escola - na José Alencar Gomes da Silva, o projeto chama a atenção da comunidade externa. Com frequência, o grupo de alunos recebe convites para se apresentarem fora do ambiente escolar. Já participaram de eventos na Academia Pernambucana de Letras, Biblioteca Pública do Estado, Assembleia Legislativa além de feiras literárias e asilos. “Levamos nosso sarau para outras pessoas tomarem gosto pela poesia, mas os próprios alunos são beneficiados, uma vez que estão em contato com espaços que prestigiam a leitura”, diz a professora.
Poesia na escola
O que o aluno pode aprender com este projeto
Conhecer o cancioneiro de poemas da literatura brasileira; desenvolver a habilidade da oratória; memorizar o texto poético, interpretando-o; desenvolver o hábito da leitura e o gosto pela poesia.
Duração das atividades
O projeto deve acontecer durante todo o ano letivo, uma vez por semana, na biblioteca da escola.
Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno
Gêneros literários; gênero lírico; conceito de poesia e poema; breve abordagem sobre a poesia na literatura brasileira.
Material indicado
Antologias poéticas da literatura brasileira e livros de autores da poesia brasileira, como Manuel banderia, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes e outros.
Estratégias e recursos das aulas
- Os alunos devem ser recebidos em um clima leve, com música, poesia, imagens de poetas. Em seguida, apresentar um panorama da poesia no Brasil e no mundo.
- Apresentar um poema a cada encontro e, após uma leitura silênciosa, fazer uma interpretação quanto ao entendimento da turma sobre o poema, uma breve discussão e confrontos na compreensão.
- Distribuir os versos do poema escolhido pelo professor para o primeiro encontro com os estudantes e numerar cada verso. Fazer leitura dinâmica em que cada estudante lê um verso e, assim, segue a leitura coletiva do poema.
- O estudante deve ler o mesmo verso várias vezes de diversas maneiras: o professor pede para ser lido em tom exclamativo, interrogativo, triste, alegre, etc. Esta estratégia possibilita a leitura sutil do poema de forma a quebrar a timidez.
- Com o exercício de leituras compartilhada, a memorização acontece facilmente. A partir daí, surge a montagem performática do poema, feita em forma de jogral, com os versos memorizados pelos estudantes e apresentados para o grande grupo.
- A cada aula um poema novo deve ser trabalhado. Desta forma, aos poucos, todos terão participado do jogral, formando um grande sarau, que deverá ser apresentado para as comunidades interna e externa.
A avaliação é contínua por meio da observação quanto ao desenvolvimento do estudante. Será possível perceber um crescimento na sua literacia, conhecimento intelectual, habillidades de fala e expressão, segurança ao encarar o público e domínio da oralidade.
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