Carnaval 2017 Em Olinda, dois mil litros de munguzá vão curar ressaca do folião

Publicado em: 20/02/2017 18:37 Atualizado em:

Meta deste ano é servir cinco mil copinhos de 200 ml cada. Foto: Julio Jacobina/DP
Meta deste ano é servir cinco mil copinhos de 200 ml cada. Foto: Julio Jacobina/DP
Dois mil litros de munguzá vão repor a energia de resistentes foliões no 22º ano de um evento que já virou tradição na quarta-feira de cinzas em Olinda. O Munguzá de Zuza Miranda e Thais colocará seu sabor (e seu frevo) na avenida das 5h às 9h. O bloco se concentrará em frente à Igreja da Sé, abrindo alas para o desfile do Bacalhau do Batata.

Aos 62 anos, o mestre Zuza está pronto para botar seis panelões de munguzá com leite de coco no fogão e, cerca de 12 horas depois, servir cinco mil copinhos com 200 mililitros da iguaria à base de milho. “Em 1995, percebi que alguns foliões iam dormir na Sé de madrugada para esperar a saída do Bacalhau. Daí tive a ideia de oferecer o munguzá para curar a ressaca”, relembra o músico.

Juntamente com sua esposa Thais e um time de colaboradores, ele encerrará seu carnaval em 1º de março, no bloco, após uma maratona de shows com sua banda pelo estado. “Tem gente que é louca por futebol. Eu sou pelo carnaval. Muitos foliões vão ao munguzá por diversão, mas outras pessoas aparecem por que estão com fome mesmo. Elas me peguntam: ‘Zuza, eu posso encher a panela?’, e eu digo ‘pode!’. Isso para mim é tudo”, resume.

Monstros
Além do munguzá, Zuza Miranda e Thaís aguardarão os foliões com orquestra de frevo, passistas, bonecos gigantes, malabaristas e o autodeclarado maior estandarte do mundo, de 3,7 metros de altura por 2,2 metros de largura. Outra atração será a aguardada Corrida dos Monstros. Nas categorias masculina e feminina (“monstrinhas”) a competição premiará com R$ 200 e uma cesta básica aqueles que subirem mais rapidamente a Ladeira da Sé após tomarem uma “lapada” de aguardente.

Serviço
Bloco Mugunzá de Zuza Miranda e Thais
Quando: Quarta-feira de cinzas, das 5h às 9h
Onde: Alto da Sé, Olinda
Preço: Gratuito


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL