Mobilidade
Faixa segura protege motociclistas e ciclistas em Olinda
Por: Anamaria Nascimento
Publicado em: 06/01/2017 16:02 Atualizado em: 06/01/2017 16:30
Faixa na Avenida Carlos de Lima Cavalcanti, em Olinda. Foto: Ricardo Fernandes/DP |
A sinalização horizontal tem como objetivo proporcionar maior segurança para as motocicletas e ciclistas, diminuindo o conflito com autos no momento da largada no verde do semáforo, aumentar o respeito das motos à linha de retenção e à faixa de travessia, dar maior visibilidade às motos junto às travessias de pedestres e diminuir o número de acidentes envolvendo motos, ciclistas e pedestres no cruzamento. A medida educativa ainda não é regulamentada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), ou seja, não é aplicada multa para quem desrespeitá-la.
“No trânsito, existe uma hierarquia de segurança. O maior (carro e demais veículos) deve cuidar do menor (pedestre). Em São Paulo, onde a experiência existe, já há a comprovação de uma redução sensível no número de acidentes envolvendo motos e pedestres”, enfatizou a diretora de Mobilidade Urbana de Olinda, Karla Leite. Em Olinda, a primeira avenida a receber a intervenção foi a Presidente Kennedy, um dos corredores mais movimentados da cidade. Depois, as faixas foram pintadas nas avenidas Governador Carlos de Lima Cavalcanti; José Augusto Moreira Getulio Vargas.
Caso a eficácia da ação seja comprovada na cidade, o objetivo da Prefeitura de Olinda é ampliar as faixas seguras para outras vias, como as avenidas Fagundes Varela, em Jardim Atlântico, e Brasil, em Rio Doce. Nas ruas, motoristas, motociclistas e ciclistas ainda estão se adaptando à sinalização. “No trânsito, é difícil ver as motocicletas, que, muitas vezes, passam rápido ao nosso lado. Essa faixa dá uma visibilidade melhor para todos, inclusive para os motoristas”, afirmou o funcionário público José Romero Escorel. O motociclista Davyson Pereira, 26 reclamou que os motoristas ainda não respeitam o espaço. “Acho, na verdade, que muitos não perceberam a sinalização por ser algo novo”, disse.
Em São Paulo, primeira cidade do país a criar espaços exclusivos para motos e bicicletas no trânsito, esse tipo de sinalização já existe desde 2013. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) da capital paulista, faz uma avaliação positiva da faixa.
Faixa Segura:
Como funciona…
- É uma sinalização horizontal que delimita uma área exclusiva de espera para motos e bicicletas
- Tem o objetivo de criar uma área de acomodação mais segura para os veículos sobre duas rodas, ao pararem para aguardar a abertura do sinal de trânsito
- A sinalização está localizada entre a faixa de pedestres e os automóveis e demais veículos parados no semáforo
- Em São Paulo, esse tipo de sinalização existe desde abril de 2013. Em Olinda, existe desde novembro de 2016. Ainda não existe no Recife
- Em Olinda, os locais para implantação da faixa foram escolhidos em função do volume de veículos que passam pelas vias
Objetivos…
- Diminuir conflitos veiculares na abertura da fase verde do semáforo
- Aumentar a visibilidade de motos para os pedestres em travessia, evitando atropelamentos pela aparição súbita de motos entre veículos
- Oferecer melhor visibilidade aos motociclistas dos pedestres em travessia
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