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Projeto implantado em Orobó coloca escola no topo do ranking estadual
Publicado: 12/12/2016 às 20:10

Professor Jozeildo viu avanços em matemática. Abaixo, Lucas José Silva e Bruna Mesquita: química e biologia. Foto: Igo Bione/DP/Professor Jozeildo viu avanços em matemática. Abaixo, Lucas José Silva e Bruna Mesquita: química e biologia. Foto: Igo Bione/DP
É ao projeto de monitoria da escola que a gestão da Abílio de Souza atribui os bons resultados conquistados nos últimos anos. Em setembro, o governo do estado divulgou os nomes das escolas com os melhores desempenhos da rede. A escola de Orobó - que tem 58 anos de funcionamento e formou várias gerações de moradores da cidade - estava no topo da lista. Com a nota 7.98, a instituição ficou em primeiro entre as escolas de ensino médio e teve a maior nota geral do estado. “Um bom resultado nunca é fruto de ações a curto prazo. Para alcançarmos um desempenho como esse, foram anos de trabalho, e o projeto de monitoria mudou nossa realidade escolar”, pontuou a gestora da escola, Lúcia Duarte.
Hoje, as 13 turmas da escola contam com atividades de monitoria. Cerca de cinco alunos por sala são selecionados a partir do desempenho nas provas e pelo bom comportamento para serem monitores. “Temos a responsabilidade de acompanhar nossos colegas nas disciplinas que a turma tem mais dificuldade. Ao contrário do que se pensa, os monitores aprendem tanto quanto os outros alunos. Quando eles têm dúvidas e não sabemos responder, levamos ao professor”, contou o estudante José Lucas Lima, 16, monitor de química e biologia. “Fico mais à vontade de tirar dúvidas com os monitores do que com o professor. Nossa troca é muito boa. Todos aprendem”, disse Luana Silva, 16.
O professor de matemática Jozeildo Silva observou um salto no desempenho dos estudantes na disciplina que era vista como “bicho-papão” pelas turmas. “Os alunos não veem a monitoria como uma obrigação. Tornou-se algo muito natural para eles. Sozinho, o professor não consegue acompanhar de perto todos os alunos. Os monitores acabam sendo multiplicadores de conhecimento”, ressaltou.
De acordo com a professora do curso de pedagogia da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) Maria do Carmo Motta, a monitoria aluno-aluno é uma ferramenta pedagógica importante, mas ainda rara nas instituições de educação básica, para melhorar a aprendizagem. “A colaboração entre estudantes é muito importante porque o colega fala a linguagem dele, no nível dele. Os monitores conseguem apresentam situações e exemplos que são comuns e conhecidas por todos, uma vez que nem sempre o professor consegue contextualizar para o aluno da melhor forma”, destacou.
Monitoria aluno-aluno na escola
1 Planeje a ação
Elabore um planejamento da atividade, incluindo a monitoria no projeto político-pedagógico da escola. Priorize disciplinas com maiores taxas de reprovação ou que os estudantes apresentem maior dificuldade.
2 Convide professores
Caso a decisão de iniciar as atividades de monitoria na escola venha da gestão, é preciso conversar com os professores para que eles orientem os monitores. O docente precisa ver a ação de perto.
3 Divulgue o projeto
Và às salas de aula explicando o que é o projeto e convidando os alunos. Eles devem entender que a monitoria ajudará a compreender melhor os conteúdos e a desenvolver competências.
4 Selecione participantes
Os monitores podem ser escolhidos pelo desempenho já apresentado em sala de aula ou selecionados por meio de uma prova específica. É importante levar em conta a capacidade de liderança.
5 Converse com os alunos
Antes de iniciar as atividades, converse com os alunos que foram escolhidos para serem monitores. Eles devem entender suas funções e saber que devem sempre se reportar ao professor responsável.
6 Forme os alunos
A capacitação dos monitores deve ser constante, e o professor orientador deve oferecer base teórica para eles multiplicarem o assunto com os colegas. Deve ser garantido espaço e horário adequados para a realização das atividades.
7 Inicie as atividades
Apresente os monitores às turmas e mostre que o projeto é uma ação colaborativa, em que todos aprendem em conjunto. Dê início às atividades no começo do ano letivo para avaliação dos resultados.
8 Acompanhe os monitores
Observe se o aluno monitor está confortável na função e se ele está conseguindo acompanhar as demais atividades em sala de aula. Promova reuniões periódicas para ouvir as necessidades deles.
9 Avalie o projeto
Converse com pais, técnicos da escola e outros professores sobre possíveis mudança na aprendizagem dos estudantes. Compare dados do que foi observado antes e depois da implantação do projeto.
10 Dê retorno aos monitores
Registre a experiência com os estudantes durante o ano letivo e promova uma culminância do projeto no encerramento do segundo semestre, mostrando como o trabalho deles foi importante.
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