° / °

Vida Urbana
Pioneirismo

Pernambuco tem primeira graduação em optometria

Bacharelado pioneiro, reconhecido pelo MEC, é oferecido pela Faculdade de Saúde de Paulista

Publicado: 08/11/2016 às 08:28

Pioneiro nos serviços de optometria, Pernambuco está presente em mais uma fase da evolução dessa área. A Faculdade de Saúde de Paulista (Fasup) é a primeira instituição de ensino superior do país a oferecer a graduação de bacharelado na área, com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC). Até então, apenas a formação de tecnólogos era ofertada por outras instituições. Ontem, o vice-presidente do Diario de Pernambuco, Maurício Rands, recebeu a visita do presidente do Instituto Optométrico de Pernambuco e Diretor Geral da Fasup, Darilson Albuquerque, que falou sobre a importância dessa conquista para o estado.
Há 181 anos, o Diario registrou a chegada da optometria no Brasil, através de um anúncio em sua edição de 26 de agosto de 1835. Na ocasião, os portugueses introduziam os primeiros conhecimentos e serviços ópticos em Pernambuco. O livro História da ótica e da optometria no Brasil, de Jorge Marcos do Santos Neto, conta o passo a passo da introdução e evolução da optometria no país, e seu primeiro capítulo é narrado em terras pernambucanas.
Em uma nova era da optometria, o estado está novamente fazendo história. As primeiras turmas de bacharelado da Fasup tiveram as aulas iniciadas em agosto deste ano e contam com 100 alunos. O curso tem duração de cinco anos e integra disciplinas relacionadas a ciências biológicas, química e física.
Além do quadro regular de aulas, os alunos contam mensalmente com aulas ministradas por professores colombianos, norte-americanos e argentinos. “O desafio foi grande. Precisamos sair da nossa zona de conforto para desenvolver a graduação. Essa conquista é um marco na história de Pernambuco e do Brasil. Nós somos a primeira instituição do país a oferecer a graduação a nível de bacharelado. Pernambuco é, mais uma vez, pioneiro. Esse é também um avanço para os profissionais da área”, destacou Darilson Albuquerque.
A profissão ainda é, por vezes, confundida com a oftalmologia. A diferença entre as duas áreas está na responsabilidade e no tipo de intervenção ocular. A optometria estuda o sistema visual e busca corrigir os defeitos refrativos da visão e prevenir problemas oculares e sistêmicos, como miopias, hipermetropias e astigmatismos. O profissional optometrista não faz diagnósticos ou tratamentos para o globo ocular, e não pode receitar medicamentos ou intervenções cirúrgicas, competências que cabem ao médico oftalmologista. O optometrista pode emitir receita para óculos e realizar exercícios para o melhor funcionamento da visão.
O profissional de optometria pode atuar em óticas particulares, hospitais, postos de saúde, clínicas e centros de medicina do trabalho, além da área de educação, com prevenção e conscientização. “É um assunto ainda muito polêmico porque existe disputa de mercado. O optometrista é um profissional muito importante e que precisa ser reconhecido”, ressalta Darilson.

História
A Fasup foi fundada em 2003 e conta ainda com graduações de bacharelado em ciências biológicas e administração, e cursos técnicos em óptica, enfermagem e segurança do trabalho. Na área de pós-graduação são oferecidas especializações em neuro-optometria, saúde pública, ortóptica, optometria clínica e psicopedagogia institucional, clínica e hospitalar. Além disso, a instituição oferece ainda especializações técnicas de cuidador de idoso, flebotomia, home care, feridas e curativos, e enfermagem do trabalho.
Mais de Vida Urbana