Diario de Pernambuco
Busca
Saúde Vídeo sobre plantas medicinais rende vitória em olimpíada

Por: Carol de Sá Leitão

Publicado em: 25/10/2016 12:44 Atualizado em: 25/10/2016 13:55

Estudantes avançaram para a disputa da competição nacional .Foto: Julio Jacobina/ DP
Estudantes avançaram para a disputa da competição nacional .Foto: Julio Jacobina/ DP
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Professor Cândido Duarte venceram a etapa regional da 8ª Olimpíada Brasileira da Fiocruz sobre Saúde e Meio Ambiente, na categoria Produção Visual, com um vídeo de 10 minutos sobre plantas medicinais. O grupo, composto por oito alunos do 2º ano e pelo professor de geografia Rodrigo Luna, disputará agora a etapa nacional.

Os alunos Sandryely Barbosa, Augusto Ricardo, Luana Beatriz, Ana Letícia Fabrício, Júlia Evellin, Maria Clara Roseno, Maria Vitória Pereira e Lucas Matheus Ferraz fizeram a pesquisa com apoio do professor. “Eles foram atrás de pessoas que fizessem uso dessas plantas ao invés de remédios, pesquisadores que pudessem falar sobre o assunto e fizeram as entrevistas”, explicou Rodrigo.

Ainda de acordo com o docente, o estudo realizado pelos alunos faz parte de um projeto da escola que não deve parar com a produção do vídeo. “Todo o vídeo foi produzido com material nosso, inclusive a edição. Não mandamos alguém editar por nós e, mesmo sem muito, conseguimos fazer um bom trabalho”, comemorou o professor Rodrigo. A expectativa do docente é de que a vitória regional estimule outros alunos da escola a se envolver com atividades extras, como já é o caso do grupo vencedor.

Para representar o grupo, a Fiocruz de Pernambuco se prontificou a custear a viagem ao Rio de Janeiro de um aluno e do professor. A estudante escolhida para representar a equipe foi Sandryely. A jovem diz que, além da vontade de se engajar com outros projetos, o avanço na olimpíada lhe rendeu mais que a vitória regional. “Ganhar me mostrou que eu posso conquistar os meus sonhos, que é só ir atrás. E espero que esse trabalho possa servir de inspiração e exemplo para outros alunos.”

Ao todo, 65 mil alunos de escolas públicas e privadas participam da competição.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL