Hoje Taxistas se articulam para aprovação de lei contra o Uber, mas negam protesto Presidente do sindicato diz não ter conhecimento de manifestação e garante que entidade não tem relação com protestos

Por: Osnaldo Moraes

Publicado em: 26/10/2016 07:54 Atualizado em: 26/10/2016 11:50

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (SinditaxiPE), Everaldo Menezes dos Santos, disse, ontem à noite, que arregimenta esforços para reunir mais lideranças dos 18 mil permissionários (titulares dos termos de permissão) em Pernambuco para garantir a aprovação do Projeto de Lei 5.587/2016. O objetivo é proteger a categoria contra o uso do aplicativo da empresa Uber. Durante todo o dia de ontem circularam especulações de que hoje ocorreria um protesto de taxistas contra a Uber, mas Everaldo Menezes disse não ter conhecimento disso e garantiu que o sindicato não tem relação com protestos.

Ainda segundo o presidente do SinditaxiPE, na manhã desta terã-feira, mais de cem lideranças dos taxistas do Recife, Olinda e Paulista se reuniram no auditório da Cooperativa de Táxi Comum do Aeroporto Internacional dos Guararapes, na Imbiribeira, Região Sul da Capital. A pauta foi justamente a mobilização para levar um grupo de profissionais a Brasília para pressionar os deputados federais pela aprovação do PL 5.587/2016. Para Everaldo Menezes isso poderá resolver o problema dos taxistas, barrando a concorrência que a categoria entende ser ilegal e já há compromisso de parlamentares de Pernambuco, citando o senador Armando Monteiro (PTB) e o deputado federal Eduardo da Fonte (PP).

Segundo noticiado pelo autor do PL 5.587/2016, deputado federal Carlos Zarattini (PT-SP), em agosto, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) se comprometeu perante profissionais e integrantes da Frente Parlamentar em Defesa dos Interesses da Classe dos Taxistas a incluir na pauta de votações requerimento de urgência para a votação. Para o deputado federal, a proposta busca corrigir falhas na legislação que permitem hoje o crescimento do transporte clandestino por meio de meios tecnológicos, especialmente, a plataforma Uber.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL