Estradas
Pernambuco tem 42% de vias em boas condições de uso
Levantamento da Confederação Nacional de Transportes analisou 100 mil km de estradas no país
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 27/10/2016 07:48 Atualizado em:
Mais de três mil quilômetros de rodovias do estado foram avaliados na 20ª edição da pesquisa feita pela Confederação Nacional de Transportes (CNT), que mede a qualidade das rodovias no país. Em Pernambuco, 42,6% das estradas estão entre boas e ótimas condições gerais e 31,8% entre ruins e péssimas. A pesquisa ainda mostra que o resultado é melhor nas rodovias concedidas à iniciativa privada, que tiveram 78,3% dos trechos classificados como ótimos ou bons e 21,7% como regulares, ruins ou péssimos no país.
Em Pernambuco, a via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul do estado, administrada pela Concessionária Rota do Atlântico, é a rodovia mais bem avaliada na pesquisa no Norte-Nordeste. Os trechos da PE-009 e PE-052, que compõem a estrada sob gestão privada, foram os únicos considerados ótimos e bons nos quesitos estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via entre 20 rodovias do estado que foram avaliadas no levantamento.
A via pedagiada é monitorada com 44 câmeras de alta resolução pela equipe do Centro de Controle Operacional. O número de acidentes na via expressa reduziu 55% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De julho a setembro deste ano foram registrados 16 acidentes, contra 35 ocorridos no terceiro trimestre de 2015. “Nosso foco é garantir uma viagem segura para quem seguir pela via expressa, proporcionando também a agilidade e conforto durante o percurso”, afirmou, Elias Lages, presidente da concessionária.
Na avaliação técnica das rodovias, a pesquisa aponta que em 1.659 km o pavimento é ótimo, o que representa mais da metade dos trechos avaliados. Já na questão da sinalização, temos apenas 239 km em condições ótimas. Na geometria das vias, apenas 112 km são ótimos. Em todo o estado são 7 mil km de rodovias pavimentadas e dessas 3,1 mil km foram avaliados na pesquisa da CNT.
No país, de 2015 para 2016, houve aumento de 26,6% no número de pontos críticos (trechos com buracos grandes, quedas de barreiras, pontes caídas e erosões), passando de 327 para 414 no país. No estado, esse número representa 48% dos trechos, totalizando 1.520 quilômetros de pavimento desgastado. Também foram constatados 40km de trechos com ondulações, afundamentos e buracos.
A má qualidade das rodovias é reflexo de um histórico de baixos investimentos no setor. Em 2015, o investimento federal em infraestrutura de transporte em todos os modais foi de apenas 0,19% do PIB (Produto Interno Bruto). O valor investido em rodovias (R$ 5,95 bilhões) foi quase a metade do que o país gastou com acidentes apenas na malha federal (R$ 11,15 bilhões) em 2015. Já em 2016, até setembro, dos R$ 6,55 bilhões autorizados para investimento em infraestrutura rodoviária, R$ 6,34 bilhões foram pagos.
INVESTIMENTO
Em Pernambuco, o estado investiu de janeiro de 2015 a outubro de 2016 R$ 310 milhões em obras de infraestrutura viária. E anunciou um investimento de R$ 510 milhões dentro do Plano Rodoviário Caminhos do Desenvolvimento, que inclui a requalificação do contorno urbano do Recife na BR-101 e a duplicação da BR-104 no trecho entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, no Agreste. A meta é de investir R$ 1 bilhão até 2018 na malha viária do estado.
Trechos
Diagnóstico das rodovias de Pernambuco
Em Pernambuco, a via expressa de acesso a Suape e ao Litoral Sul do estado, administrada pela Concessionária Rota do Atlântico, é a rodovia mais bem avaliada na pesquisa no Norte-Nordeste. Os trechos da PE-009 e PE-052, que compõem a estrada sob gestão privada, foram os únicos considerados ótimos e bons nos quesitos estado geral, pavimento, sinalização e geometria da via entre 20 rodovias do estado que foram avaliadas no levantamento.
A via pedagiada é monitorada com 44 câmeras de alta resolução pela equipe do Centro de Controle Operacional. O número de acidentes na via expressa reduziu 55% no terceiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De julho a setembro deste ano foram registrados 16 acidentes, contra 35 ocorridos no terceiro trimestre de 2015. “Nosso foco é garantir uma viagem segura para quem seguir pela via expressa, proporcionando também a agilidade e conforto durante o percurso”, afirmou, Elias Lages, presidente da concessionária.
Na avaliação técnica das rodovias, a pesquisa aponta que em 1.659 km o pavimento é ótimo, o que representa mais da metade dos trechos avaliados. Já na questão da sinalização, temos apenas 239 km em condições ótimas. Na geometria das vias, apenas 112 km são ótimos. Em todo o estado são 7 mil km de rodovias pavimentadas e dessas 3,1 mil km foram avaliados na pesquisa da CNT.
No país, de 2015 para 2016, houve aumento de 26,6% no número de pontos críticos (trechos com buracos grandes, quedas de barreiras, pontes caídas e erosões), passando de 327 para 414 no país. No estado, esse número representa 48% dos trechos, totalizando 1.520 quilômetros de pavimento desgastado. Também foram constatados 40km de trechos com ondulações, afundamentos e buracos.
A má qualidade das rodovias é reflexo de um histórico de baixos investimentos no setor. Em 2015, o investimento federal em infraestrutura de transporte em todos os modais foi de apenas 0,19% do PIB (Produto Interno Bruto). O valor investido em rodovias (R$ 5,95 bilhões) foi quase a metade do que o país gastou com acidentes apenas na malha federal (R$ 11,15 bilhões) em 2015. Já em 2016, até setembro, dos R$ 6,55 bilhões autorizados para investimento em infraestrutura rodoviária, R$ 6,34 bilhões foram pagos.
INVESTIMENTO
Em Pernambuco, o estado investiu de janeiro de 2015 a outubro de 2016 R$ 310 milhões em obras de infraestrutura viária. E anunciou um investimento de R$ 510 milhões dentro do Plano Rodoviário Caminhos do Desenvolvimento, que inclui a requalificação do contorno urbano do Recife na BR-101 e a duplicação da BR-104 no trecho entre Toritama e o distrito de Pão de Açúcar, no Agreste. A meta é de investir R$ 1 bilhão até 2018 na malha viária do estado.
Trechos
Diagnóstico das rodovias de Pernambuco
- 7.014 km de rodovias pavimentadas
- 2.153 km de rodovias federais
- 4.354 km de rodovias estaduais
- 3.136 km foram avaliados na pesquisa
- 2.770.183 veículos é a frota no estado
- Ótimo 155 km
- Bom 1.165 km
- Regular 818 km
- Ruim 634 km
- Péssimo 364 km
- Ótimo 1.659 km
- Bom 212 km
- Regular 1.039 km
- Ruim 203 km
- Péssimo 23 km
- Ótimo 239 km
- Bom 711 km
- Regular 943 km
- Ruim 452 km
- Péssimo 791 km
- Ótimo 112 km
- Bom 156 km
- Regular 1.320 km
- Ruim 463 km
- Péssimo 1.085 km
- Bom BR-104 (145 km avaliados)
- Bom BR-232 (558 km avaliados)
- Bom BR-110 (94 km avaliados)
- Bom BR-122 (53 km avaliados)
- Bom BR-316 (303 km avaliados)
- Bom PE-09 (Rota do Atlântico/Pedagiada) (24 km avaliados
- Bom PE-052 (Rota do Atlântico/Pedagiada) (8 km avaliados)
- Regular PE-024 (12 km avaliados)
- Regular PE-280 (10 km avaliados)
- Regular PE-360 (100 km avaliados)
- Ruim PE-028 (8 km avaliados)
- Péssima PE-082 (20 km avaliados)
- Péssima PE-096 (50 km avaliados)
- Péssima PE-130 (19 km avaliados)
- Péssima PE-275 (60 km avaliados)
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