Mobilização Estudantes do IFPE se unem ao protesto dos alunos da UFPE contra a PEC 241 No início da tarde, os manifestantes pretendem entregar uma carta ao reitor da UFPE

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 24/10/2016 11:58 Atualizado em: 24/10/2016 12:18

Estudantes assistiram, na entrada principal da UFPE, a uma aula pública sobre a PEC  241. Foto: Carol Sá Leitão/ DP
Estudantes assistiram, na entrada principal da UFPE, a uma aula pública sobre a PEC 241. Foto: Carol Sá Leitão/ DP
Os estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), que ocuparam o campus Recife há três dias, uniram-se nesta segunda-feira ao protesto realizado pelos alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241. Juntos, eles assistiram, na entrada principal da UFPE, a uma aula pública do professor e ex-deputado federal Paulo Rubem sobre a PEC que congela investimentos por 20 anos independente da arrecadação da União e propõe cortes nos orçamentos da educação e da saúde, concessão de benefícios como o Bolsa Família, aumento de impostos e da idade mínima para contribuição da aposentadoria, além de privatizações.

No início da tarde, os manifestantes pretendem entregar uma carta ao reitor da UFPE. No início da manhã, os estudantes da UFPE interditaram a BR-101 também num ato contra a PEC. Com pneus queimados, a rodovia teve o tráfego fechado na altura do quilômetro 68, em frente à reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A manifestação causou grande congestionamento. Todas as entradas da universidade foram fechadas. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a interdição foi encerrada por volta das 10h.

Pelo mesma motivação, amanhã, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) irão paralisar as atividades. Os docentes em Pernambuco vão aderir à paralisação nacional em defesa da educação, do SUS e dos direitos trabalhistas. O calendário de mobilização local, no entanto, ainda não foi divilgado. Os docentes não descartam a possibilidade de participar de uma greve geral dos servidores públicos federais convocada pelas centrais sindicais para o dia nove de novembro.

A adesão à paralisação de amanhã foi aprovada durante uma assembleia geral da Associação dos Docentes da UFPE (ADUFEPE), realizada no dia 11 de outubro, no auditório da associação. Na ocasião, os professores deliberaram uma série de medidas para a mobilização da categoria nas próximas semanas e avaliaram a necessidade de articulação com todos os segmentos da comunidade acadêmica na perspectiva da construção da greve.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL