Polícia Compesa apreende mais de 1,2 mil metros de cano em 17 ligações clandestinas de água no Sertão

Publicado em: 21/10/2016 16:52 Atualizado em:

Operação acabou nesta sexta. Foto: Compesa/Divulgação
Operação acabou nesta sexta. Foto: Compesa/Divulgação
A Companhia Pernambucana de Saneamento planejou uma ação conjunta em parceria com a Polícia Militar para evitar o furto de água no Sertão durante o verão, quando a temperatura fica mais elevada. As ações serão intesificadas no Sistema Adutor do Salgueiro, no trecho compreendido entre a cidade de Cabrobó e a Estação Elevatória III, na serra de Monte Santo, em Cabrobó. A operação começou no último dia 18 e acabou nesta sexta.

Durante quatro dias, as equipes identificaram 17 ligações clandestinas, todas em Cabrobó, e recolheram mais de 1,2 mil metros de tubulações e mangueiras utilizados para furto de água para encher barreiros e irrigação de plantações de macaxeira e capim. Em uma propriedade, foram retirados e apreendidos quase mil metros de canos de 32mm de diâmetro. Não houve flagrante.

De acordo com a Compesa, os infratores perfuram a adutora de aço e instalam tubulações, que são enterradas. O uso da água é feito, geralmente, a partir de mil metros de distância do local por onde passa a adutora da Compesa.

Antes da ação, Salgueiro estava recebendo uma vazão média de 125 l/s, o que prejudicou o abastecimento de água da referida cidade, bem como o cumprimento do calendário de abastecimento para todos os setores - que é de até dois dias com água por cinco dias sem. Após a ação de fiscalização, a vazão aumentou de forma significativa e passou para 150 l/s.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL