Preservação Prefeitura justifica demolição de torre em casarão da Várzea e diz que analisa restauro do imóvel Por ser uma intervenção posterior à construção do imóvel e não ter as mesmas características, foi emitido o parecer e licença de demolição

Publicado em: 28/09/2016 18:29 Atualizado em: 28/09/2016 18:36

Demolição já teve início. Foto: Save o Casarão da Torre/ Reprodução/ Facebook
Demolição já teve início. Foto: Save o Casarão da Torre/ Reprodução/ Facebook
Após a comunidade Salve o Casarão da Várzea denunciar o início do processo de demolição da torre da caixa d´água do imóvel, a Secretaria de Planejamento Urbano do Recife informou que o antigo Hospital Magitot é, realmente, um Imóvel Especial de Preservação (IEP). No entanto, destacou que o projeto que prevê a instalação de um pátio de feira na área externa ao casarão recebeu parecer favorável da Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural.

O documento permite a demolição da caixa d´água já que ela é uma intervenção posterior à construção original e não tem as mesmas características históricas do imóvel principal. O Gabinete de Projetos Especiais e a DPPC adiantaram que estão elaborando um projeto de restauração para o imóvel e realizarão uma consulta com a população na intenção de definir qual uso será dado ao espaço.

O casarão se tornou Imóvel Especial de Preservação (IEP) em maio do ano passado e, no mesmo ano, foi divulgada a licitação para construção do mercado no terreno, mas não foi sinalizada uma obra de restauração do imóvel. De acordo com a Prefeitura do Recife, o Pátio de Feira, que está sendo erguido na parte externa do imóvel, abrigará os ambulantes que atuam no entorno e foram cadastrados pela Semoc. "O projeto surgiu após a secretaria consultar a comunidade. O espaço beneficiará mais de 50 comerciantes com 40 boxes de feira livre, 13 boxes fixos, banheiros públicos masculino e feminino, setor administrativo e uma nova caixa d'água que atende às normas técnicas vigentes", esclareceu o órgão através de nota oficial.

O movimento pede a restauração do imóvel, para que ele seja um dispositivo social pra comunidade e grupos culturais da Várzea.

História

O Casarão da Várzea, ou Casarão Magitot, é um prédio histórico do tipo chalé inglês de duplo piso, construído em 1905. Na década de 60, foi sede do I Hospital Odontológico da América Latina, o Hospital Magitot. Na década de 80, uma família morou nas dependências do terreno, onde permaneceu até ser despejada em 2013 pela prefeitura diante da promessa de construção do Mercado Público da Várzea.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL