Diario de Pernambuco
Busca
Doença Detento do Cotel é internado com suspeita de meningite Informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco

Publicado em: 29/09/2016 10:35 Atualizado em:

Um detento do Centro de Observação e Triagem Everardo Luna (Cotel, em Abreu e Lima, foi encaminhado ao Hospital Correia Picanço, onde está internado com suspeita de meningite. A informação foi divulgada na manhã desta quinta-feira pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco. Diego Antônio da Silva do Rosário, de 23 anos, foi encaminhado incialmente para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Jardim Paulista, sendo transferido em seguida.

No final da manhã de ontem, um princípio de rebelião foi registrado na Colônia Penal Feminina do Recife, no Engenho do Meio, no Recife. O motim teria sido motivado para exigir providências diante de um provável surto de meningite na unidade prisional. O clima ficou tenso no local. Muitas mães aguardam, aflitas, em frente ao prédio, onde foi possível escutar o som de disparos de balas de borracha.

No domingo passado, uma detenta de 22 anos morreu por meningite meningocócica. Outra presa, de 21 anos, que está grávida, estaria internada no Hospital Correia Picanço desde segunda-feira com alto grau de contágio. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco nesta terça-feira.

No início da tarde, o promotor de execuções penais, Marcellus Ugiette, visitou o local com a intenção de certificar se estariam sendo tomadas medidas sanitárias necessárias. O secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, se pronunciou sobre o caso na tarde de ontem e negou a existência de um surto.

A primeira morte foi registrada após a detenta ter sido levada, no último domingo, ao Hospital Correia Picanço, na Tamarineira. Nessa segunda, a outra detenta foi encaminhada ao Hospital Barão de Lucena e, em seguida, transferida para o Correia Picanço.

"Depois da denúncia feita, a Secretaria de Saúde entregou para a Secretaria de Ressocialização 150 comprimidos de dosagem única de Cipro, mas o infectologista disse que a profilaxia deveria ter começado no domingo e com rifampicina. O Cipro, segundo ele, não é o indicado", destacou João Carvalho.

A Secretaria Estadual de Saúde informou que o caso é de responsabilidade da Saúde do Recife, que, por sua vez, adiantou que estava acompanhando os casos e que tanto as companheiras de cela quanto os trabalhadores tomaram o medicamento adequado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL