Diario Diario Urbano: eleições operam milagres de conclusão de obras Em Ipojuca e Camaragibe, em abril e maio, algumas das obras tocadas não tinham sequer placas

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 30/08/2016 09:27 Atualizado em:

Tenho que concordar. As eleições têm seus “milagres”. Ouvi a conclusão na fila dos caixas eletrônicos da Estação Recife do metrô. Dois senhores, provavelmente conhecidos de longa data, chegaram à conclusão de maneira enviesada ao enumerarem as obras tocadas atualmente em suas cidades, Ipojuca e Camaragibe, ambos municípios da Região Metropolitana. Em abril e maio, algumas das obras das quais falavam nem sequer tinham placas. Apareceram uma após outra nas últimas semanas. E estão sendo feitas. Ao falarem desses “milagres”, um afirmou que o ideal seria instituir eleições anuais nos municípios e estariam garantidos desse modo canteiros de obras permanentes. Como se combinado, os dois balançaram a cabeça aprovando a ideia. Tenho dúvida da efetividade da proposta, mas saí da Estação Recife convencido do quanto a população precisa ser escutada pelos governantes. Nos exemplos citados pelos dois homens, de maneira especial. Eles falavam de ordenamento urbano e mobilidade. Mexer em questões dessas áreas é algo que extrapola conversas de gabinetes e de correligionários.

Reza a lei
A legislação proíbe o uso de sandálias que não fiquem presas aos pés e aos calcanhares. E o registro de acidentes dá sentido à proibição. Mesmo assim flagrantes de condutores guiando motos com chinelos são frequentes.

Velhas cadeiras
De conforto questionável, as cadeiras do Teatro Paulo Freire, no centro de Paulista, merecem retoques na pintura. A camada antiga de tinta, na cor laranja, se sobressai sobre o preto mais recente de parte dos assentos em fibra.

Outros problemas
Sinais de deterioração no Paulo Freire estão em vários cantos. Algumas cadeiras, além de precisar de nova pintura, deveriam ser trocadas. Estão quebradas. A iluminação de palco é precarária, assim como a estrutura dos camarins.

Centenário de Chacrinha
Nesta época, cresce a expectativa no Morro da Conceição sobre o enredo da Escola de Samba Galeria do Ritmo para o próximo carnaval. Moradores, pelo zum-zum-zum ouvido, apostam em homenagem aos 100 anos de Chacrinha.

Contagem regressiva
A diretoria da Galeria do Ritmo desconversa, embora tenha distribuído convite sobre o lançamento do enredo. E finaliza os preparativos para a festa, marcada para 7 de setembro, na quadra da escola, no Morro da Conceição.

Segredo descoberto
A mortandade de pelo menos seis espécies de peixe na Lagoa do Congo deixou os moradores de Petrolina, no Sertão, preocupados. Descobriu-se que foi motivada pela baixa concentração de oxigêio, calor e elevada concentração de sais.

Por um tempo
Diz a Secretaria de Saúde do Recife que o Ambulatório Especializado da Mulher (Amem), na Tamarineira, ficará fechado como temiam os movimentos sociais. O fechamento será temporário, embora a prefeitura não informe quando será reaberto.

Mudou de lugar
O Amem fechou devido a problemas físicos, como a deterioração do telhado. Pela necessidade de reformas, segundo a Secretaria de Saúde, exames e consultas foram transferidos para a Políclina Albert Sabin, na Tamarineira.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL