Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local
Domingo Agora você pode levar sua bicicleta dentro do ônibus Primeira linha adaptada foi a Parque Capibaribe/TI TIP, que circula em São Lourenço da Mata

Publicado em: 20/08/2016 15:58 Atualizado em:

A partir deste domingo começa a funcionar na Região Metropolitana do Recife o projeto LevaBike. A ideia é iniciar um transporte multimodal, integrando passageiros de ônibus, metrô e os ciclistas, que ganham espaço exclusivo para as magrelas dentro dos coletivos nos dias de domingo. A novidade foi anunciada ontem pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco.

A primeira linha adaptada será Parque Capibaribe/TI TIP, que circula em São Lourenço da Mata, passando pela Arena de Pernambuco. O projeto contempla o Domingo na Arena, que ocupa o estádio com atividades esportivas e turísticas. Sinalizado com adesivos nas laterais, na porta traseira e dianteira, o ônibus do LevaBike será um veículo a mais nas ruas, já que faz parte da frota reserva e não altera a quantidade de coletivos desta linha. A capacidade é para até seis bicicletas, que ficam suspensas num suporte instalado em substituição aos bancos traseiros.

A entrada do passageiro com a bicicleta será feita pela porta de trás, que logo depois deverá rodar a catraca e pagar a passagem. “Por ser um projeto piloto, esse veículo será monitorado podendo ser adaptado no futuro, dependendo da experiência dos ciclistas. Pretendemos ampliar o serviço para sábado à tarde e dias da semana, fora de horário de pico”, diz o presidente do Grande Recife Consórcio de Transportes, Francisco Papaléo.

O formato multimodal agradou aos cicloativistas, que ganham uma oportunidade a mais para se deslocar com a bicicleta. “É uma importante ação, principalmente pelo acesso à cidade facilitando a condição dos ciclistas, tornando até mais atrativo com programações na Arena. Isso possibilita que pessoas acostumadas a percorrer um caminho mais curto a passeio procurem longas distâncias”, aposta a coordenadora geral da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo), Sabrina Macri.


Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
É preciso tocar a vida e se safar deste problema, diz Bolsonaro sobre pandemia
Presa em Petrolina uma  das principais quadrilhas de assaltos a bancos e carros-fortes do NE
Beirute e a tragédia vista de cima
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco