° / °

Vida Urbana
Zona Azul

Mudanças no entorno do Mercado da Madalena

A Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai implantar Zona Azul e inverterá trânsito da pista local da Real da Torre

Publicado: 05/07/2016 às 07:16

A área da Rua Real da Torre localizada por trás do Mercado da Madalena vai ganhar um estacionamento Zona Azul. Reivindicação antiga dos permissionários do mercado, as vagas para carros deverão estar disponíveis ainda este mês. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano encomendou à Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) um estudo, que já está pronto, para a implantação do sistema. Na última quinta-feira, o projeto foi apresentado aos comerciantes do local.

O número de vagas e os detalhes do projeto, porém, ainda não foram divulgados. Sabe-se apenas que a via local da Real da Torre passará a ter sentido único e que haverá necessidade de relocação de um bicicletário existente no endereço. Será necessário ainda implantar um binário em uma das vias paralelas.
Atualmente, é comum encontrar veículos estacionados em lugares proibidos e sujeitos a serem multados pela fiscalização. “Estamos ouvindo moradores e a comunidade próxima ao mercado para, então, fazermos as modificações de fato. As mudanças precisam ser boas para todos”, explicou o secretário de Mobilidade e Controle Urbano, João Braga.

A decisão de instalar a Zona Azul no entorno do mercado foi tomada na última quinta após audiência pública com os comerciantes. Na ocasião, ficou acertado que a população precisava ser informada por meio de panfletos indicativos antes da concretização das mudanças. A distribuição dos informativos começou a ser feita ontem.

Além das alterações no sentido da via para instalação do Zona Azul, os comerciantes aproveitaram para cobrar por uma reforma na estrutura do mercado. O secretário João Braga prometeu também atender às solicitações. “Vamos avaliar algumas questões porque será preciso fazer melhorias no mercado e na área externa como a drenagem da via”, explicou. Entre as reformas pedidas pelos permissionários estão a manutenção das calhas e do telhado, troca de fiação elétrica na área comum, requalificação dos banheiros para incluir acessibilidade, instalação de cobertas, recuperação das calçadas e passeios internos e criação de uma área para lixo.

Para os permissinários do mercado, a falta de estacionamento na área afeta o movimento. Há 73 anos a família de Antônio Tibúrcio, 69, montou a Sapataria Trovão, referência dentro do Mercado da Madalena. “O cliente tem mais liberdade de entrar e fazer suas compras, quando pode estacionar tranquilamente o seu carro. A gente sofre muito com isso. O mercado público é da sociedade e estacionamento é algo necessário” reclamou o sapateiro.

Thiago Moraes, 33, trabalha com a mãe há cinco anos em um restaurante dentro do mercado e a clientela é grande, principalmente no horário do almoço. “Às vezes, os clientes estão aqui comendo e um flanelinha vem avisar que o guarda vai multar por que está estacionado em um lugar proibido. Mas eles não disponibilizam um lugar correto para isso”, conta o comerciante. Thiago também se queixa da falta de manutenção do espaço. Segundo ele, há cerca de dois anos foi realizada apenas uma pintura no estabelecimento, mas nos últimos cinco anos em que esteve trabalhando no local, ainda não houve  nenhuma reforma estrutural.
Mais de Vida Urbana