Diario de Pernambuco
Busca
Missa do Vaqueiro Festa para homenagear vaqueiros começa nesta quinta no Sertão A celebração acontece às 10h desse domingo no Parque Estadual João Câncio, Zona Rural de Serrita

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/07/2016 08:43 Atualizado em: 21/07/2016 11:57

Vaqueiros de todas regiões do Nordeste se reúnem desde 1970 para celebrar a memória de Raimundo Jacó. Foto: verbo/Divulgação
Vaqueiros de todas regiões do Nordeste se reúnem desde 1970 para celebrar a memória de Raimundo Jacó. Foto: verbo/Divulgação

Tradicionalmente como acontece todos os anos, desde 1970, a Missa do Vaqueiro será realizada neste domingo no município de Serrita, no Sertão pernambucano. São 46 anos de história, reunindo em romaria vaqueiros de toda região do nordeste. Idealizada para homenagear o vaqueiro Raimundo Jacó, primo do cantor Luiz Gonzaga, assassinado em 1954, o evento começa hoje. Além da missa, a festa conta com programação de shows, apresentações culturais, vaquejada e pega de boi. A celebração religiosa tem início a partir das 10h do domingo, no Parque Estadual João Câncio, no Sítio Lages, no povoado de Ipueira, zona rural de Serrita. A missa já faz parte do calendário de grandes eventos do estado.

Este ano, os organizadores estimam que mais de 70 mil pessoas frequentem o evento nos quatro dias. Já durante a missa são esperados uma média de 800 a mil vaqueiros, que seguem em romarias. “São comitivas que vêm de várias cidades da região e também de outros estados como a Bahia e do Ceará”, comentou o secretário de Turismo de Serrita, Tiago Câncio. A celebração é semelhante aos rituais da Igreja Católica, mas com toque diferenciado que transforma a missa em um espetáculo.

A missa será celebrada pelo bispo dom Magnus Henrique Lopes, da diocese de Salgueiro. A festa tem início com uma procissão de mil vaqueiros a cavalo, que levam oferendas como chapéu de couro, chicotes e berrantes à Raimundo Jacó. Durante a comunhão, vaqueiros fazem fila montados em seus cavalos e recebem uma mistura de farinha de mandioca, rapadura e queijo ao invés da hóstia. Os trabalhadores da Caatinga também agradecem pelas graças alcançadas, pedem proteção e levam objetos do cotidiano para serem abençoados. A missa é toda acompanha por músicas entre elas a Morte do Vaqueiro, composição criada por Luiz Gonzaga em 1963 como forma de protesto pela morte do primo, crime que até então não solucionado.

Desde 2001, o evento é organizado pela Fundação Padre João Câncio, em parceria com o município de Serrita e o Governo do Estado, por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) e Fundação de Cultura de Pernambuco (Fundarpe). Em 2008, ganhou o prêmio Rodrigo de Melo, premiação concedida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) aos melhores projetos de preservação do patrimônio. “Trabalhamos o ano inteiro em Serrita para manter a classe unida e por meio de programas sociais e de confecção de peças de artesanato e de roupas, criadas com o couro de bovinos, caprinos e ovinos, que são usadas na festa”, explicou a presidente da Fundação João Câncio, Helena Câncio, viúva do Padre João Câncio, um dos criadores da Missa do Vaqueiro.

HISTÓRIA - Realizada sempre no quarto domingo do mês de julho, a Missa do Vaqueiro tem em suas origens uma história consagrada na voz de Luiz Gonzaga: a de Raimundo Jacó, um vaqueiro habilidoso na arte de aboiar. Reza a lenda que seu canto atraía o gado, mas também a inveja de seus colegas de profissão, fato que culminou em sua morte numa emboscada. O fiel companheiro do vaqueiro na aboiada, um cachorro, velou o corpo do dono dia e noite, até morrer de fome e sede.

A história de coragem se transformou num mito do Sertão e três anos após o trágico fim, sua vida foi imortalizada pelo canto de Luiz Gonzaga. O Rei do Baião, que era primo de Jacó, transformou “A Morte do Vaqueiro” numa das mais conhecidas e emocionantes canções brasileiras. Depois, se juntou a João Câncio dos Santos, padre que ao ver as injustiças cometidas contra os sertanejos passou a pregar a palavra de Deus vestido de gibão, para fazer do caso de Jacó o mote para o ofício do vaqueiro e para a celebração da coragem.

 
MISSA DO VAQUEIRO
PROGRAMAÇÃO


Quinta, dia 21
Trios de Forró
Companhia do Vaqueiro
Jorge do Acordeon

Sexta, dia 22
Vaquejada
Roda de forró a partir das 16h
Palco show: Fulô de Mandacaru, Arreio de Ouro, Joquinha Gonzaga, Bonde Xote

Sábado, dia 23
Vaquejada e Pega boi
Roda de Forró a partir das 16h
Palestra às 19h - sobre Economia Criativa
Palco show: Flávio Leandro, Coral de Aboios, Kinho Callou e Valdones

Domingo, dia 24
Missa às 10h, celebrada pelo bispo Magnus Henrique Lopes, da Diocese de Salgueiro
Palco show: Josildo Sá e Chambinho do Acordeon



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL