Resolução Empresas têm quatro meses para instalar quatro câmeras por ônibus Resolução é tentativa de reduzir os crimes. O Sindicato dos Rodoviários soma 979 ocorrências de assaltos a ônibus só este ano

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 29/07/2016 10:12 Atualizado em: 29/07/2016 10:31

As empresas de ônibus que circulam na Região Metropolitana do Recife (RMR) têm um prazo de quatro meses para se adequarem aos novos procedimentos sobre as configurações técnicas e número de câmeras instaladas nos coletivos. A medida é exigida em resolução publicada esta semana no Diário Oficial do Estado. O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) estabeleceu a obrigatoriedade de, no mínimo, quatro equipamentos por veículo, além de um sistema que permita o armazenamento das gravações.

 

A medida é uma tentativa de reduzir os crimes que vêm sendo registrado dentro dos ônibus, como assaltos, agressões e até assassinatos. O Sindicato dos Rodoviários soma 979 ocorrências de assaltos a ônibus regsitrados este ano no Grande Recife. Além de intimidar possíveis ações criminosas, as câmeras podem ajudar a identificar e prender os suspeitos, para que não voltem a cometer os crimes e sejam punidos.

O CST determina ainda que os equipamentos atendam a requisitos de posicionamento em áreas estratégicas, com microfones embutidos, capacidade de armazenar até 512 GB e imagem com resolução mínima de 1280x720 pixels, com data e horário inscritos. Em caso de assalto, as imagens deverão ser carregadas num servidor em até 24 horas, para serem avaliadas pela polícia. Após o prazo dado, os veículos flagrados em desacordo com a resolução serão recolhidos.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL