Violência UFPE e Polícia Militar desconhecem novo caso de estupro no campus da universidade Caso teria acontecido nos entornos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), na última quarta-feira

Publicado em: 08/06/2016 16:59 Atualizado em:

Após a denúncia de mais um caso de estupro no campus da Universidade Federal de Pernambuco, no Recife, a instituição disse desconhecer a ocorrência do crime e solicitou, através da Superintendência de Segurança Institucional, que quem tivesse informações entrasse em contato. Procurado por nossa equipe de reportagem, o 12º Batalhão da Polícia Militar também disse não ter sido acionado para a ocorrência.

A denúncia de estupro foi citada em postagem da página "A Universidade é Pública, Meu Corpo Não - UFPE", na noite dessa terça-feira. Na publicação, é dito que o crime teria acontecido na última quarta-feira (1º), nos entornos do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA). "É com muita tristeza que recebemos a notícia de que mais uma companheira foi violentada sexualmente", dizem. "Nosso agressor pode estar solto, apresentando um risco para todas nós, mulheres. Nossa companheira não estava sozinha no escuro, não estava em uma "farrinha". Ela estava em plena luz do dia, exercendo o direito de transitar e estudar dentro da Universidade", alertam.

Em nota oficial, a UFPE esclareu que vítimas de violência sexual, já traumatizadas e constrangidas, podem demorar ou não registrar a ocorrência na polícia. "No entanto, é importante que estes crimes, como qualquer outro, sejam devidamente investigados para identificar e punir os autores", complementou a direção. A instituição também oferece apoio médico e psicológico às vítimas por meio da Pró-Reitoria para Assuntos Estudantis (Proaes) e do Hospital das Clínicas.

Ainda na postagem no Facebook, o grupo convoca os estudantes a lutar por seus direitos. "É com mais força ainda que convidamos todas e todos que desejem agregar na luta pela segurança das mulheres dentro da Universidade Federal de Pernambuco e seus entornos, que se juntem a nós para que algum dia possamos pensar em estudar com dignidade e sem medo de sermos violentadas física ou psicologicamente". A próxima reunião aberta da página "A Universidade é Pública, Meu Corpo Não - UFPE" será nesta quinta-feira, dia 09, às 17h, no Centro de Tecnologia e Geociências (CTG).

Superintendência de Segurança Institucional da UFPE

Telefone: (81) 2126.8013
E-mail: seguranca@ufpe.br
Sede administrativa: Estacionamento por trás da Reitoria


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL