Grande Recife anuncia início da operação do novo TI de Abreu e Lima
Terminal deve atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul
Publicado: 15/06/2016 às 09:00
O Grande Recife Consórcio de Transporte anuncia nesta quarta-feira o início da operação do novo Terminal Integrado de Abreu e Lima. A entrevista coletiva está marcada para as 15h, na sala de monitoramento do Grande Recife Consórcio de Transporte. Na ocasião, o presidente do órgão, Francisco Papaléo e os diretores de Planejamento, Alfredo Bandeira, e de Operação, André Melibeu deverão divulgar a data de inauguração e os detalhes sobre as linhas que vão atender o sistema.
Praticamente pronto há mais de um ano, o TI de Abreu e Lima deve atender a 21 mil passageiros e conectar a região Norte do Grande Recife com as zonas Oeste e Sul. A obra, que deveria ter sido entregue para a Copa do Mundo em 2014, promete oferecer mais opções de integrações com o sistema BRT (Bus Rapid Transit).
Joana Bezerra - O novo Terminal Integrado Joana Bezerra começou a funcionar normalmente no dia cinco deste mês. A estrutura fica na Ilha Joana Bezerra, próxima ao Viaduto João Paulo II e à estação de metrô. Segundo o Grande Recife, o TI substitui o antigo, inaugurado em 1994, e que funcionava em um espaço limitado e não comportava a demanda de usuários do transporte público. No local, funcionários do Grande Recife estão orientando os usuários sobre a localização das paradas dos ônibus e tiram eventuais dúvidas.
A obra foi orçada em R$ 11 milhões. O TI foi feito em uma área de 4.336,93 m² dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional com 12 plataformas (sendo 8 de embarque e 4 de desembarque), lanchonete, boxes, banheiros acessíveis para os usuários, Central de Atendimento ao Cliente e piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida). O TI Joana Bezerra permanecerá com a operação atual, ou seja, 10 linhas, 115 veículos e as 1.200 viagens realizadas diariamente. Atualmente o terminal atende cerca de 48 mil passageiros/dia.
Cosme e Damião - No dia três de maio, quase dois anos depois de inaugurado, o Terminal Integrado Cosme e Damião começou a operar diariamente. Até então, o TI instalado em Camaragibe e inaugurado para atender à demanda da Copa do Mundo, só funcionava em dias de jogos na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata.
A atividade diária conta agora com linhas do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O terminal, localizado ao lado da estação do metrô do mesmo nome, beneficia cerca de sete mil usuários por dia, que têm ligação com outros municípios da RMR, através da linha interterminal.
Com a inauguração do TI, a linha 2489 – Bairro dos Estados/TI Caxangá deixou de operar e foi substituída pela linha circular 2456 – TI Cosme e Damião (Circular), que atende as comunidades de Viana e Santo Antônio. Já a linha 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião passou a se chamar 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá e tem dois itinerários, um pela Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, e o outro atendendo o Bairro dos Estados. Ao todo, dez veículos realizam 127 viagens por dia com um intervalo de 10 a 25 minutos nos horários de pico. As duas linhas do Terminal operam com anel A (R,80).
A linha 2456 faz integração temporal com a estação de metrô de Camaragibe, deste modo, também podendo ter acesso ao Terminal Integrado de Camaragibe. Enquanto isso, os passageiros da linha 2459 podem migrar diretamente para as linhas do BRT Leste/Oeste por meio da integração temporal com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero. Os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso têm até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM sem pagar uma nova passagem.
[SAIBAMAIS]

