Cidadania
Geladeiras cheias de livros como ferramenta para tirar jovens do universo das drogas
Para incentivar a cidadania e o combate às drogas, os primeiros equipamentos foram distribuídos para associações, creches, escolas, ONG's, cada unidade com 120 livros
Por: Max Felipe - Especial para o Diario
Publicado em: 17/06/2016 22:11 Atualizado em: 23/06/2016 12:36
![]() | |
Sérgio Santos destaca que, em três anos de projeto, 38 geladeiras foram doadas no Recife e na Região Metropolitana, mas afirma que a parceria com a PCR possibilitará que este número cresça ainda mais. Foto: Peu Ricardo/DP |
Coordenado pela Secretaria de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas do Recife (Secod), o projeto Geladeiras Culturais foi idealizado pelo servidor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fundador do movimento Periferia & Cidadania, Sérgio Santos. "Vou participar de todas as etapas da revitalização das carcaças dos eletrodomésticos", disse. O prefeito Geraldo Julio destacou o apoio da população na criação de políticas públicas. "Vamos levar os livro para as pessoas de todos os bairros da cidade, uma ideia que saiu da própria sociedade", lembrou o gestor.
O pai de Samuel, Edson da Silva, 42 anos, comemorou a doação da geladeira para a sua comunidade. "Muitas vezes ele desistia de ir à biblioteca por estarem longe de casa, mas essa realidade mudou e vamos preservar bem este presente", contou. O novo secretário da Secod, Fernando Dourado, destacou a contribuição para a educação ambiental. "Essas geladeiras muitas vezes no dia a dia são descartadas ao meio ambiente e agora terão um destino voltado à educação", contou. A vereadora Aline Marinano, ex-titular da pasta, que também iniciou as parcerias do projeto participou do lançamento.
Além da AACBT, outras cinco associações receberão geladeiras culturais com os kits de livros. São elas: Lar Fabiano de Cristo, Cores do Amanhã, Sociedade Assistencial Princesa Isabel (Soapi), Missionários da Luz, Ensino Social Profissionalizante (Espro). Para completar, a creche que fica no prédio da Prefeitura do Recife também será contemplada.
MAIS DOAÇÕES
Sérgio Santos destaca que, em três anos de projeto, 38 geladeiras foram doadas no Recife e na Região Metropolitana, mas afirma que a parceria com a PCR possibilitará que este número cresça ainda mais.
Já o secretário de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, Fernando Dourado, ressalta como uma ideia simples e de baixo custo pode transformar tanto a vida das pessoas “Esperamos espalhar a Geladeira Cultural pelas comunidades da capital pernambucana para tirar as crianças das ruas e dar a elas uma oportunidade através da cultura”, afirma.
Quem quiser doar livros ou até mais geladeiras basta ligar para o número (81) 9.9390-1679, mandar um e-mail parasecodpcr@recife.pe.gov.br ou se dirigir ao próprio hall da Prefeitura do Recife, que fica na Avenida Cais do Apolo, 925.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS