SAÚDE Mães participam de mamaço no Recife Cerca de 50 lactantes do Programa Mãe Curuja receberam orientações da importância da amamentação no dia a dia

Por: Max Felipe - Especial para o Diario

Publicado em: 26/05/2016 18:08 Atualizado em: 26/05/2016 18:30

A programação da Semana do Bebê trouxe atividades educativas, no combate do enfrentamento ao mosquito. Foto: Iris Samandhi/ PCR (Foto: Iris Samandhi/ PCR)
A programação da Semana do Bebê trouxe atividades educativas, no combate do enfrentamento ao mosquito. Foto: Iris Samandhi/ PCR

Dentro da programação da Semana do Bebê, a Secretaria de Saúde do Recife promoveu hoje o Mamaço, na Unidade de Saúde da Família (USF) do Alto do Capitão, em Dois Unidos, zona norte. Cerca de 50 lactantes do Programa Mãe Curuja participaram da ação. Entre elas, Maria Aparecida da Silva, 28 anos, recebeu orientações sobre a importância de amamentar os bebês. Nos primeiros seis meses de vida, o bebê que mama no peito não precisa de nenhum outro alimento, líquido ou complemento, pois o leite oferece tudo de que o bebê precisa.

Segundo a enfermeira da Unidade de Saúde da Família, Juliana Pedroza, após os seis meses, o bebê deve receber alimentos saudáveis e continuar sendo amamentado até os dois anos ou mais, pois, assim, ele receberá todos os nutrientes e os benefícios que a amamentação oferece. "A amamentação ajuda na imunidade da criança além de estreitar o vinculo com a mãe", explicou.

Na ocasião, a programação da Semana do Bebê, trouxe para as crianças do Alto do Capitão, comunidade do bairro de Dois Unidos, atividades educativas, no combate do enfrentamento ao mosquito, com a dança das Dengosas, grupo de educação popular em saúde do Distrito Sanitário 2, contação de histórias e cantigas de roda. A academia da cidade realizou atividades que trabalham o desenvolvimento psicomotor na primeira infância.

 

Dicas de amamentação

• Dê somente leite materno até os 6 meses de vida do bebê. Não dê água, chás, leites artifi ciais ou qualquer outro alimento.

• O leite materno nunca é fraco, ele é sempre adequado ao desenvolvimento do bebê. Nos primeiros dias, a produção de leite é pequena e esse leite, chamado de colostro, tem alto valor nutritivo e é sufi ciente para atender às necessidades do bebê.

• Nos primeiros meses, o bebê ainda não tem horário para mamar. Ele deve mamar sempre que quiser. Com o tempo, ele faz seu horário.

• Durante a mamada, a quantidade de gordura do leite vai aumentando. Se o bebê não tomar o leite do fim da mamada, que tem mais gordura, ele pode sentir fome logo em seguida. Por isso, a mãe deve esvaziar a mama por completo para, depois, oferecer a outra.

• A partir dos 6 meses, você deve começar a dar alimentos saudáveis, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

• Não dê chupetas, bicos e mamadeiras, pois podem levar o bebê a rejeitar o peito da mãe, além de causar problemas nos dentes, na fala e na respiração.

• Não use medicamentos sem a prescrição de um médico. Alguns medicamentos podem interferir na amamentação.


• Não é recomendado fazer dietas para emagrecimento. A mulher que amamenta precisa ter uma alimentação saudável.

• Bebidas alcoólicas e cigarros devem ser evitados.
Fonte: Ministério da Saúde



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL