Relatório Consulta pública coleta informações sobre regulamentação do Uber O formulário ficará disponível do dia 5 ao dia 20 de maio pela internet

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/05/2016 18:57 Atualizado em: 04/05/2016 20:02

Desde março, quando o Uber começou a oferecer o serviço no Recife, taxistas protestam contra concorrência.
Foto: Julio Jacobina/DP.
Desde março, quando o Uber começou a oferecer o serviço no Recife, taxistas protestam contra concorrência. Foto: Julio Jacobina/DP.

A qualidade dos serviços particulares de transporte em funcionamento no Recife, como Uber, T81 e similares, será avaliada em uma consulta pública realizada pela Câmara Municipal. O objetivo é colher informações em uma pesquisa quantitativa e qualitativa, além da possibilidade de regulamentação do novo sistema de transporte. O formulário ficará disponível do dia 5 ao dia 20 de maio pela internet.

Segundo o vereador Jayme Asfora, que iniciou a consulta pública, em São Paulo foram recebidas quase 6 mil sugestões da população, em um mês. Algumas perguntas são se o cidadão é usuário de táxi ou Uber, qual posicionamento sobre a regulamentação, além de informações sobre faixa etária e nível de escolaridade. O aluguel de corridas por aplicativos funciona na cidade desde março, quando o Uber chegou ao Recife e há dois meses o serviço similar T81 também começou a rodar.

Nesta quarta-feira foi realizada audiência pública com representantes das empresas e taxistas para debater a polêmica. Taxistas realizaram carreata que saíram das Zonas Norte e Sul da cidade. A categoria alega que o serviço não possui regulamentação e que concorrência traz prejuízos financeiros.

Taxistas fazem carreatas contra a permanência do aplicativo Uber no Recife

Câmara Municipal debate polêmica entre taxistas e motoristas do Uber

Relatório expõe violência relacionada à circulação do Uber no Recife

Formulário estimula denúncia de casos de violência envolvendo taxistas e motoristas do Uber


A prefeitura deve assinar, ainda nesta semana, o decreto 29558 de 04/04/2016 que regulamenta a Lei Municipal 18.176/2015, regularizando os softwares destinados à oferta de serviços individuais de transporte remunerado de passageiros no Recife. Em 2015, a Câmara do Recife aprovou a lei que regula os aplicativos, mas o assunto vem gerando debates chagndo até a casos de violência entre taxistas e motoristas do aplicativo.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL