Abandono Casarão que abrigou a Escola Estadual Sérgio Loreto está em ruínas O terreno está depredado e servindo de banheiro para moradores de rua

Por: Carolina Sá Leitão - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/05/2016 18:28 Atualizado em: 27/05/2016 20:37

O então governador Eduardo Campos sancionou, em 2011, a modificação da Lei n° 14.359, autorizando a cessão de imóvel público para o Clube de Engenharia de Pernambuco.
Foto: Karina Morais/Esp.DP.
O então governador Eduardo Campos sancionou, em 2011, a modificação da Lei n° 14.359, autorizando a cessão de imóvel público para o Clube de Engenharia de Pernambuco. Foto: Karina Morais/Esp.DP.

O casarão histórico localizado na Praça Sérgio Loreto e que já abrigou a escola estadual de mesmo nome e o Clube de Engenharia de Pernambuco, hoje, encontra-se em situação precária. A sua estrutura está em ruínas, com telhas faltando, mofo tomando as paredes dos cômodos da casa e focos de acúmulo de água.

Muitos insetos, incluindo mosquitos, se tornaram parte do cenário, com a vegetação que começou a crescer no concreto. O terreno está servindo de espaço de depredação para vândalos e de banheiro para moradores de rua. No entorno da casa, a grama alta e o cheiro fétido de urina e fezes – não só animal – espanta quem passa por perto.

Documentos, livros, cadastros de antigos membros e retratos quebrados de ex-presidentes do Clube de Engenharia ainda são encontrados pelo chão do casarão. Também são encontradas latas de refrigerante vazias, embalagens abertas de sabonete, os fios do cabeamento elétrico estão expostos e armações metálicas caem do teto e estão espalhados pelo chão.

Em situação de abandono, o imóvel está com lixo, dejetos e ainda documentos dos membros do Clube de Engenharia.
Foto: Karina Morais/Esp.DP.
Em situação de abandono, o imóvel está com lixo, dejetos e ainda documentos dos membros do Clube de Engenharia. Foto: Karina Morais/Esp.DP.

O terreno é de propriedade do Governo do Estado, mas em setembro de 2011, o então governador, Eduardo Campos (PSB), cedeu o espaço para o Clube de Engenharia de Pernambuco, que funcionava na Avenida Real da Torre, no bairro da Madalena. A cessão ocorreu através da modificação da lei nº 14.359, permitindo que o uso do espaço por parte do clube pudesse ser feito pelo período de 20 anos. Antes da modificação da lei, a cessão só era permitida por apenas quatro anos.

Procurada pelo Diario, a Secretaria de Administração informou que a responsabilidade pela guarda e manutenção do local é do Clube de Engenharia, que ainda tem a cessão por mais 15 anos do terreno.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL