Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Local
AmeCiclo Campanha para doação incentiva uso da bicicleta como meio de transporte Bicicletas entregues serão reformadas em conjunto com a comunidade que irá recebê-las

Por: Carolina Sá Leitão - Diario de Pernambuco

Publicado em: 04/05/2016 07:17 Atualizado em:

Para estimular o uso da bicicleta como meio de transporte, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (AmeCiclo) iniciou uma campanha para arrecadar bikes e doar a quem não tem condições de comprar uma. Cerca de 30% dos moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) se deslocam a pé. A ideia é focar principalmente naqueles que têm uma bicicleta em casa, mas não costuma usá-la. No caso de equipamentos que precisem de consertos, a AmeCiclo banca o custo do serviço para viabilizar o uso.

A ideia do projeto, explica Daniel Valença, 32, conselheiro fiscal da AmeCiclo, é oferecer aos moradores de comunidades mais pobres um meio de locomoção, além de ajudá-los com os próprios equipamentos. “As bicicletas doadas à ação serão reformadas em conjunto com a comunidade que irá recebê-las. Eles poderão fazer a parte que vai identificar a bicicleta como sendo deles, como a pintura do equipamento”, contou. Ainda segundo ele, a bicicleta será uma forma de oferecer melhor acesso à cidade. “Eles poderão ir e vir com mais facilidade e praticidade”, apontou.

Os interessados em fazer doação para a campanha podem entrar em contato que uma equipe da AmeCiclo irá fazer o recolhimento do equipamento na casa do doador. “Estamos estudando a possibilidade de criar pontos de coleta dessas bicicletas, mas por enquanto, quem tiver interesse de doar pode entrar em contato que iremos buscar no endereço”, disse. O contato com a associação pode ser feito através do site do grupo (botaprarodar.ameciclo.org), pelo Telegram (@botaprarodar) ou pelo Whatsapp, no número (81) 98116-8468. A primeira comunidade a ser beneficiada será a Caranguejo-Tabaiares, na Ilha do Retiro, Zona Norte do Recife.

A AmeCiclo completou três anos no último domingo e, desde que foi criada, realiza debates e ações voltadas para o uso da bicicleta, entre elas ações voltadas para as escolas e comunidades. Ou ainda estimular o uso do equipamento com campanhas a exemplo do De Bicicleta ao Trabalho, onde voluntários da própria associação ou do Bike Anjos, que é outra fundação sem fins lucrativos, dão um suporte para quem quiser ir ao trabalho de bicicleta, mas tem algum receio. E ainda a realização de debate para discutir a democratização das vias públicas. Outro trabalho da associação foi da contagem de ciclistas. O último Plano Diretor de Transporte Urbano (PDTU) de 2008 não incluiu a bicicleta como meio de transporte.

A associação também fez uma campanha de financiamento coletivo através do Catarse para publicar um livro infantil voltado para educar crianças sobre o uso da bicicleta como meio de transporte para as atividades do dia a dia. A campanha arrecadou 122% do valor pedido, o que permitiu uma tiragem de 500 unidades do livro Bicicleta Amarela, que foi desenvolvido em conjunto com a Fluxo Studio.

Órfãos da pandemia: um retrato trágico da contaminação pelo novo coronavírus
Escolas particulares se antecipam e já organizam retorno das atividades mesmo sem data para retomada
Enem para todos com professor Fernandinho Beltrão
É preciso tocar a vida e se safar deste problema, diz Bolsonaro sobre pandemia
Galeria de Fotos
Grupo Diario de Pernambuco