Aniversário do Recife Compaz Governador Eduardo Campos inaugurado com festa na zona norte Oito escolas do Recife, em um raio de 500 metros, serão beneficiadas com o novo equipamento

Publicado em: 12/03/2016 14:33 Atualizado em: 12/03/2016 15:18

O prefeito Geraldo Júlio inaugurou neste sábado (12) o Centro Comunitário da Paz Governador Eduardo Campos (Compaz), no Alto de Santa Terezinha, zona norte do Recife. É o primeiro de quatro previstos. O ato marcou o início das comemorações pelo aniversário dos 479 anos da cidade. Participaram da inauguração o governador Paulo Câmara, vereadores do Recife, deputados estaduais e federais e a mulher de Eduardo Campos, Renata Campos.

Com uma área construída de 13.100 metros quadrados, o equipamento possui diversos serviços para atender mais de 220 mil pessoas que moram na Zona Norte da cidade (RPA2). Vai funcionar de terça a domingo, sendo de terça a sexta, das  9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 9h às 13h. Às segundas será fechado para limpeza e manutenção.

O espaço de cidadania e promoção de Cultura de Paz vai oferecer quatro mil vagas para atividades esportivas e de cidadania, que poderão chegar a 40 mil atendimentos por mês. Oito escolas da zona norte, em um raio de 500 metros, serão beneficiadas com o novo equipamento. Os alunos e a comunidade poderão usufuir da estrutura com biblioteca, dojô, atividades esportivas e culturais; Procon, mediação de conflitos; atendimento especializado às mulheres vítimas de violência, sala do empreendedor, atividades, oficinas cidadãs, aula de inglês, espanhol e reforço escolas (Português e Matemática) e práticas integrativas (Tai chi chuan, ioga, biodança, meditação) estão entre as atividades do centro.

Quatro turmas de 3º e 5º ano, que têm apresentado dificuldade de aprendizado,  foram selecionadas pela secretaria municipal de Educação para aulas de reforço. O centro atuará em parceria com empresas e instituições no atendimento e desenvolvimento cidadão dos moradores da região, diminuindo o custo para a administração municipal. Entre os parceiros do Compaz estão a Fundação Bernard Van Leer, Fundação Itaú, Grupo Parvi, Instituto Cervantes, British Council, Livraria Cultura, Secretaria de Educação de Pernambuco, Sesc, Fundação Gilberto Freyre, Conservatório Pernambucano de Música, Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e diversas secretarias municipais.

De acordo com o prefeito do Recife, Geraldo Julio, o Compaz foi concebido sob a ideia de oferecer o melhor para os mais pobres: "O objetivo é garantir inclusão social, cidadania, fortalecimento comunitário e difusão da Cultura da Paz".

Foram adquiridos R,2 milhões, dos quais R milhões da Prefeitura do Recife e R$ 8,2 milhões do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM-PE). Os alunos da rede municipal e estadual também serão beneficiados com o Compaz, beneficiando nove unidades de ensino.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL