Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Espaço para ciclofaixa ignorado na Estrada da Batalha e Mascarenhas de Moraes

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 08/03/2016 08:48 Atualizado em: 08/03/2016 09:49

Quem circula pela Estrada da Batalha e Avenida Mascarenhas de Moraes deve se perguntar, como eu, qual o motivo de não se usar trecho do canteiro centro como espaço para as bicicletas. O canteiro, entre o Cultural Miguel Arraes, em Prazeres, e o Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira, mede até cinco metros de largura e em alguns trechos nem vegetação possui mais. O verde sumiu pelo movimento diário dos pedestres, que caminham sobre o gramado na ausência de calçadas. Alguns ciclitas agem do mesmo modo, embora a maioria se arrisque entre os carros e as motos. E não precisa ser especialista em mobilidade para se perceber que faltou planejamento ou, se alguém preferir, não se pensou o transporte além do automóvel. Se pensado, o projeto adormeceu nas gavetas, quando uma intervenção seria apropriada - e barata - no momento em que se investiu na reestruturação do trecho. Uma intervenção na atualidade é necessária, mas deve interferir outra vez no trânsito.

Território lunar
São tantos os ”montinhos” e os “buracos” que os motoristas apelidaram a Rua Ernesto de Paula Santos, em Boa Viagem, de território lunar. Não existe São Jorge, mas dragão sim: as bocas de lobo.

Limpeza esperada
Foi motivo de comemoração o recolhimento de galhos, folhas e troncos feito pela Emlurb na Rua Dona Anunciada, nas Graças. Os moradores esperavam a ação desde a semana passada, quando se podou árvores.

Cisterna de mosquito…
Passaram-se duas semanas da visita de soldados do Exército à Rua Pistóia, em Afogados e nada se fez em relação à cisterna de uma casa abandonada. A cisterna é um possível criadouro de Aedes aegytpi.

…Mais doentes
Na época, os soldados e agentes de endemia não entraram no imóvel porque estava fechado e, desde então, os casos de doenças transmitidas pelo mosquito se multiplicam nos arredores da casa abandonada.

Contra a violência

Quadros pintados por cantoras, políticas e feministas serão leiloados hoje à noite, 20 horas, no Shopping Costa Dourada. A arrecadação irá para o projeto de combate à violência do Centro das Mulheres do Cabo.

Assalto...
Dois rapazes em uma moto e usando capacetes de boa qualidade “tocam o terror” no Sítio Histórico de Olinda. No fim de semana, eles assaltaram, aos palavrões, turistas na Rua da Boa Hora.

…Coisa de rotina
Os assaltos se tornaram corriqueiros no Sítio Histórico, segundo moradores e comerciantes. Mas a ousadia dos ladrões aumenta, roubando a qualquer hora e lugar, como no movimentado Quatro Cantos.

Ponto estratégico…
Os buracos no muro do metrô serviram ontem de janelas para os moradores da Ilha Joana Bezerra, no Recife. Deles, curiosos acompanhararam os procedimentos para recolocar nos trilhos o trem que descarrilou.

…Som de trovão
Curiosos correram para os buracos assim que sentiram um tremor dentro de casa. Era o efeito do descarrilamento do trem da Linha Sul. E que para os vizinhos do metrô lembravam o barulho do trovão.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL