Seres Denúncia: detento opera máquina de raio x no Complexo do Curado Aparelho é utilizado para detectar metais nos produtos que chegam à unidade em dias de visita

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 30/03/2016 16:39 Atualizado em: 30/03/2016 17:49

A Seres afirmou que não autorizou esta função para o detento flagrado no vídeo. Foto: TV Clube/Record/Reprodução (A Seres afirmou que não autorizou esta função para o detento flagrado no vídeo. Foto: TV Clube/Record/Reprodução)
A Seres afirmou que não autorizou esta função para o detento flagrado no vídeo. Foto: TV Clube/Record/Reprodução

O Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco denunciou nesta quarta-feira que detentos estão operando a máquina de raio x do presídio Agente Marcelo Francisco de Araujo, o PAMFA, no Complexo Prisional do Curado, no Recife. A entidade divulgou imagens que mostram um presidiário passando os produtos levados durante a visita pelo aparelho. O conteúdo foi exibido no programa Balanço Geral, da TV Clube/Record.

De acordo com o presidente do sindicato, João Carvalho, o Complexo reúne uma série de irregularidades que vão além de detentos cumprindo funções de agentes. Em outra cena, a filmagem revela um mercado dentro do pavilhão H do Presídio Juiz Antônio Luiz Lins de Barros, o PJALLB. A quantidade de produtos impressiona. Há até mesmo material de limpeza.

Todo os vídeos serão encaminhados ao Ministério Público de Pernambuco e o sindicato adiantou que quer uma reunião com a Secretaria Executiva de Ressocialização de Pernambuco.

Seres diz que vai verificar imagens de presídio

Procurada pela equipe de reportagem do Balanço Geral, a Seres informou - através de nota oficial - que a direção do PAMFA não teria autorizado o detento a entregar pertencer aos visitantes como aparece nas imagens e afirmou que já começou a apurar a denúncia. Sobre a cantina, a Seres adiantou que está verificando se as imagens foram mesmo feitas dentro de uma unidade prisional do estado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL