° / °

Vida Urbana
Diario Urbano

Secretário contraria esforço para proibir celulares nos presídios

Publicado: 03/02/2016 às 09:11

Quem conhece a história do secretário estadual de Justiça, Pedro Eurico, sabe de sua atuação na área dos direitos humanos. Ele ganhou notoriedade, nos anos 1970, qando integrava a Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Olinda e Recife. Também sabe, quem conhece a história de Pedro Eurico, que o político, eleito uma vez vereador do Recife e seis vezes deputado estadual, é chegado a frases de efeito e a polêmicas. E ele tem a exata noção do peso das palavras, que ontem embaralharam o seu próprio discurso. Ao afirmar, conforme a gravação oficial da Assembleia Legislativa, que fornecia o número do seu telefone para os presos, cedeu espaço ao militante dos direitos humanos. Não que a uma autoridade de segurança pública seja proibido ter canais diretos com os detentos. Isso é até salutar para um sistema prisional conhecido pela superlotação e por denúncias de violência contra os presos, o que é dito e repetido por pastorais e organizações não-governamentais há bastante tempo. Mas o secretário, na condição de gestor do sistema carcerário, deveria ter sempre em mente o que o mundo está cansado de saber: os celulares usados para informá-lo de maus-tratos podem ser os mesmos utilizados para a execução de crimes. O gestor, ao atender a um telefonema ou receber uma mensagem originária do interior de uma cadeia, um presídio ou uma penitenciária, contraria o esforço do estado para proibir a entrada e para bloquear o funcionamento dos celulares nas unidades prisionais. E disso não se pode prescindir!

 

À espera
Os ventos fortes passaram, mas oitizeiro que caiu, na última sexta-feira, sobre o imóvel da esquina das ruas Dom Manoel Pereira e Ildefonso Lopes, em Santo Amaro, continua lá. Apoiada no prédio, sede da CUT Pernambuco, a árvore assusta os moradores. O temor é que rache as paredes e a casa desmorone.

Tirando o lixo…

Gostei de ver funcionários da Emlurb limpando as paradas de ônibus no bairro de Santo Antônio. A operação é daquelas coisas de carnaval que deveria ser utilizada em outras épocas do ano, para retirar o lixo das coberturas das paradas e diminuir a possibilidade de criadouros do Aedes aegypti.

…Para o Galo

A limpeza das paradas deve continuar hoje, alcançando as avenidas Guararapes e Dantas Barreto e a Rua do Sol. Elas estão no perímetro central da folia do Recife e, vale lembrar, são o cartão postal no dia do Galo da Madrugada. Ficaria feio câmeras de TV flagarem a sujeira e transmitir mundo afora.

Sem a faixa

Está difícil atravessar a Avenida Beira Rio, em frente à entrada do Fórum Desembargador Rodolfo Aureliano, em Joana Bezerra. A pista foi recapeada e nunca se repintou a faixa de pedestre. São raros os motoristas que param os veículos, permitindo a passagem tranquila de quem se dirige ou sai do fórum.

Lixo na praia

Desde segunda-feira, a Praia do Forte, em Itamaracá, não está para peixe. As marés trazem, além do sargação, quantidade enorme de lixo. O universitário Daniel Francisco da Silva catalogou de garrafas de refrigerante a caixas de margarinas. E a coleta da sujeira pela prefeitura fica a desejar.

Mais de Vida Urbana