Esta tarde Secretaria de Saúde detalha boletim sobre casos de microcefalia em Pernambuco Estado tem 1.447 casos notificados, sendo 1.373 em investigação. Em uma semana, número de confirmações subiu 10% e de notificações, 5%

Publicado em: 03/02/2016 09:17 Atualizado em: 03/02/2016 09:33

A microcefalia foi confirmada em 156 municípios de nove estados brasileiros.Paulo Paiva/DP
A microcefalia foi confirmada em 156 municípios de nove estados brasileiros.Paulo Paiva/DP
A Secretaria Estadual de Saúde detalha nesta quarta-feira o boletim epidemiológico sobre os casos de microcefalia em Pernambuco. A entrevista coletiva está marcada para as 14h, na sede do órgão, no bairro do Bongi, no Recife.

Pernambuco tem 1.447 casos notificados de microcefalia, dos quais 1.373 permanecem em investigação. Em uma semana, a quantidade de confirmações subiu de 138 para 153, um crescimento de 10%. Em relação aos notificados, o incremento foi de 5%.

Em todo o Brasil, foram notificados 4.783 casos da malformação congênita, dos quais 76% estão em investigação. Pela primeira vez, o Ministério da Saúde incluiu outras alterações cerebrais no boletim. São 404 casos confirmados entre microcefalia e problemas do sistema nervoso central. Dessa quantidade, 17 têm relação com o zika confirmada.

Em comparação ao boletim do dia 23 de janeiro, houve um crescimento dos casos notificados de 14%, mas também de casos confirmados (50%) e de descartados (53%). Um total de 1.113 pacientes já tiveram as investigações concluídas, dos quais 709 foram descartados. No total, foram notificados 76 óbitos por microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação. Dos quais 15 foram confirmados - três a mais que as estatísticas anteriores - e cinco tiveram identificação do zika no tecido fetal.

A microcefalia foi confirmada em 156 municípios de nove estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A região Nordeste concentra 98% dos municípios com confirmações. Em Pernambuco, está presente em uma a cada três cidades. O estado é o que tem mais municípios com casos confirmados, seguido de Rio Grande do Norte e Paraíba.

O país criou um Comitê de Articulação e Monitoramento das ações de mobilização para enfrentamento ao Aedes aegypti. O comitê definirá os procedimentos para operacionalização dos agentes públicos, além de acompanhar e avaliar periodicamente o cumprimento pelos órgãos e entidades do Executivo federal. Através de um decreto, instituiu também que os órgãos públicos indiquem servidores para coordenar as ações de sensibilização.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL