Desfile Recife acordou mais tarde para ver o Galo da Madrugada

Publicado em: 06/02/2016 13:00 Atualizado em: 06/02/2016 13:41

"Acorda Recife, acorda, que já é hora de estar de pé. Levanta, o carnaval começou no bairro de São José". Este ano, os foliões parecem não ter ouvido o recado dado logo na abertura do Hino da Galo da Madrugada. O tradicional café da manhã começou às 7h no Forte das Cinco Pontas, reunindo convidados, mas as ruas ainda estavam praticamente vazias. Entre os presentes, o prefeito do Recife, Geraldo Júlio e o governador Paulo Câmara, recebidos pelo presidente Rômulo Menezes.

Foto: Wagner Oliveira
Foto: Wagner Oliveira

Os fogos de artifício anunciaram pontualmente às 9h o início do 39º desfile e o movimento continuava tranquilo para receber o bloco que este ano espera reunir dois milhões de pessoas. Só a partir das 11h os foliões realmente começaram a tomar conta das ruas, invadidas também pelos 27 trios elétricos e carros alegóricos. Só no início da tarde pôde ser vista a tradicional multidão lotando ruas, pontes, praças. Este ano a agremiação, que traz o tema Galo, Frevo e Manguebeat faz uma homengem a Chico Science que, se estivesse vivo, faria 50 anos no dia 13 de março.

Foto: Céu Kelner/ DP
Foto: Céu Kelner/ DP

A homenagem a Chico foi incorporada pelos foliões, que reverenciaram o músico olindense nas fantasias, adereços e no gestual. Grupos inteiros e foliões isolados, fizeram questão de lembrar o artista. Também teve espaço para a crítica política, a irreverência, a criatividade. Até mesmo um assunto sério como a epidemia de dengue Zika e chikungunya virou motivo de riso em inúmeras fantasias. Vestidas de baby doll vermelho e cortinatos com mosquitos Aedes, amigas fizeram o alerta para a prevenção sem perder o bom humor.
Foto: Rafael Martins/ DP
Foto: Rafael Martins/ DP

Durante fiscalização preventiva de rotina, o Corpo de Bombeiros interditou 39 camarotes instalados irregularmente ao longo do percurso do bloco. A corporação também teve que resgatar um homem que pulou no Rio Capibaribe.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL