Diario de Pernambuco
Busca
Missa ecumênica abre a Campanha da Fraternidade nesta quarta O tema "Casa comum, nossa responsabilidade" destaca a importância de refletir e propor mudanças com a participação de toda a sociedade

Publicado em: 05/02/2016 13:56 Atualizado em: 10/02/2016 00:34

Nesta quarta-feira (de cinzas) o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebra uma missa ecumênica de abertura da Campanha da Fraternidade 2016. A celebração está marcada para às 16h, na sede da Associação dos Recicladores de Olinda, ao lado do antigo lixão de Aguazinha.

Este ano, a campanha tem como tema "Casa comum, nossa responsabilidade" e destaca a importância de refletir e propor mudanças, que devem ser realizadas não de forma isolada, mas com a participação de toda a sociedade

"Não podemos fechar os olhos diante dos problemas socioambientais tão gritantes e que afetam diretamente milhares de pessoas no nosso estado e país. Precisamos encontrar soluções e juntos, igrejas, poder público e sociedade civil trabalharmos para que as mudanças possam de fato ocorrer", ressalta o arcebispo.

O objetivo principal é chamar atenção para a questão do saneamento básico no Brasil e sua importância para garantir desenvolvimento, saúde integral e qualidade de vida para todos. De acordo com o texto base da iniciativa, abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas, incluindo a justiça ambiental como parte integrante da justiça social.

É a quarta vez que a Campanha tem caráter ecumênico. A iniciativa é desenvolvida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic). A proposta está em sintonia com a Encíclica do papa Francisco, Laudato. A carta do Santo Padre foi divulgada em junho do ano passado.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL