Carnaval2016 Gigantes do Samba vence concurso de agremiações do Recife A apuração aconteceu no Pátio de São Pedro

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/02/2016 16:02 Atualizado em: 12/02/2016 08:33

A Gigante do Samba conquistou o nono título consecutivo do grupo especial de escolas de samba do carnaval do Recife. Com o tema Centenário de Miguel Arraes, guerreiro do povo brasileiro; a escola da Bomba do Hemetério contou a história do ex-governador pernambucano. Homenageando o neto de Arraes Eduardo Campos, a Galeria do Ritmo, do Morro da Conceição, ficou em segundo lugar. O terceiro lugar ficou com a Limonil, de Afogados. A escola Imperiais do Ritmo, sediada no bairro dos Coelhos, foi a campeã do grupo 2. Já a Pérola do Samba venceu no grupo de acesso.

Ontem, após a divulgação do resultado do concurso de agremiações, integrantes da escola campeã invadiram as ruas do Alto do Pascoal em um arrastão de samba comemorativo. A passeata foi até a sede da verde e branco. “São seis meses de trabalho intenso na comunidade. Saber que somos campeões é um presente para todos os integrantes da Gigante”, disse o diretor de Carnaval e Patrimônio da agremiação, Marcelo Silva.

Quase 3 mil componentes - entre comissão de frente, destaque, baianas e bateria - fazem a escola campeã. “Em julho, começaremos a trabalhar para o carnaval do próximo ano na expectativa de conquistarmos o décimo título consecutivo”, afirmou Marcelo. Fundada em 16 de março de 1942, a Gigante do Samba vence consecutivamente desde 2008.

Agremiações vencedoras

Outros grupos participaram do concurso de agremiações do carnaval do Recife. A apuração aconteceu ontem no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, área central do Recife. O resultado de todos os vencedores saiu por volta das 15h30. Entre os maracatus de baque virado, o vencedor foi a Nação Porto Rico, um dos homeneageados da festa recifense deste ano. O maracatu de baque solto vencedor foi o Leão de Ouro, de Condado, da Mata Norte de Pernambuco.

Entre as troças do grupo especial, o Batutas de Água Fria comemorou o título. A vitória chegou no dia do 76º aniversário do grupo. Este ano, a agremiação apresentou o tema Festa junina no carnaval. “Este bicampeonato (o Batutas também venceu na categoria em 2015) é um presente à comunidade”, afirmou o presidente da troça, Valmir Gondim.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL