Escultura Galo gigante reina absoluto na Ponte Duarte Coelho Com 27 metros de altura e 3 toneladas, ele pode ser visto de vários pontos do Centro da cidade e já é atração para quem passa pela ponte

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 05/02/2016 08:37 Atualizado em: 05/02/2016 10:24

Foram necessárias 19 horas para colocar a estrutura de pé na via onde permanecerá até Quarta-feira de Cinzas. Foto: Peu Ricardo/ Esp. DP
Foram necessárias 19 horas para colocar a estrutura de pé na via onde permanecerá até Quarta-feira de Cinzas. Foto: Peu Ricardo/ Esp. DP

Marcavam exatamente 17h30 no relógio do prédio dos Correios quando a alegoria do galo gigante da Ponte Duarte Coelho, no Centro do Recife, ficou de pé. Quem deu uma passadinha por lá para espiar um dos maiores símbolos do carnaval de Pernambuco aplaudiu, fez selfies e até se emocionou. Ao todo, foram 19 horas de trabalho para deixar o galo na posição correta. Valeu a pena. Mais uma vez o Galo Maestro da Ponte é o anfitrião dos foliões da capital pernambucana até  o meio-dia da Quarta-feira de Cinzas.

“O Galo é o maior símbolo do Brasil. Não é o Cristo Redentor”, entusiasmou-se o aposentado Napoleão Rodrigues, 73 anos, que foi à ponte para ver a alegoria de perto. Este ano, o galináceo surgiu lembrando as trajetórias de Chico Science, Maestro Forró, Clube Misto Pão Duro e Maracatu Nação Porto Rico, sendo os três últimos os homenageados do carnaval deste ano na capital pernambucana.


O artista plástico Sávio Araújo, há seis anos à frente da criação da alegoria, destacou que a crista tem a forma de uma pomba e se transforma em coroa, em homenagem ao maracatu. A lança do caboclo, explicou, traz um pão para representar o clube misto, enquanto de cada lado da face ele tem um óculos, sendo um relativo a Chico Science e outro ao Maestro Forró.

“O Galo também tem muito verde por conta do momento difícil que vivemos. A cor é para ver se ganhamos algum fôlego de esperança”, explicou o artista. A cauda é semelhante às folhas dos coqueiros. O galo tem, ainda, uma gravata afrouxada em referência ao Maestro Forró, jaqueta estampada com flores branco-alho e folhas verde-acaju, além de esporas-pistões simbolizando paz e alegria no carnaval.

Como nos últimos anos, a alegoria vai “frevar” durante o desfile do Galo da Madrugada, dando giros de 360 graus em torno de seu eixo, lembrando o passo do parafuso. A confecção da escultura gigante durou dois meses, e foi realizada em um galpão localizado em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife.

“Somente podemos trabalhar quando sabemos os nomes dos homenageados. O ideal seria conhecer as identidades com um ano de antecedência, como acontece com as escolas de samba”, disse Sávio Araújo. O gigantesco galo tem 27 metros de altura e três toneladas. Seu custo foi de R$ 200 mil, segundo Sávio, metade do custo pago no ano passado pela Prefeitura do Recife.

Alterações
A Ponte Duarte Coelho liga as avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, por onde passam diariamente 109 linhas de ônibus. Além da ponte, também estão fechadas até o fim do carnaval as vias de acesso ao Bairro do Recife. Ruas que compõem os bairros de São José e Santo Antônio estarão bloqueadas até as 18h de sábado por conta do desfile do Galo. São elas: ruas do Sol, Siqueira Campos, Imperial e Avenida Guararapes. A Avenida Sul também será bloqueada no sentido subúrbio/cidade.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL